Aprenda 5 estratégias de Marketing Digital

Foto: FreePik

Não é segredo que o número de usuários das redes sociais vem crescendo. Em maio de 2017, o Facebook divulgou que havia chegado a 1,94 bilhão de usuários e a tendência é de que esse número só aumente. Por conta de fatores como esses, a presença digital se tornou importante também para as empresas. Hoje, os consumidores costumam, antes de comprar o produto, fazer uma busca no Google. A reputação da marca na internet se tornou um dos fatores principais para a decisão de compra, fazendo do Marketing Digital uma modalidade fundamental para as empresas que querem se colocar bem no mercado.

Então, o que seria o Marketing Digital?

De forma simples, o marketing digital corresponde às estratégias de marketing que são desenvolvidas para ambientes digitais. No entanto, por ser outro meio para se fazer marketing, o Marketing Digital apresenta algumas especificidades em relação ao que conhecemos tradicionalmente e que é feito fora da internet. Para que você entenda melhor, separamos 5 formas pelas quais o Marketing Digital pode ser feito. Confira!

1. E-mail Marketing

Uma das formas ainda funcionais do Marketing Digital é o e-mail marketing. A técnica consiste no envio personalizado de e-mail para pessoas interessadas em sua marca ou produto. A dica principal é não comprar uma lista de e-mail, mas construir uma lista qualificada. Isso pode ser feito através do marketing de conteúdo, por exemplo, quarta estratégia desta lista.

2. SEO (Search Engine Optimization)

Por segundo, são feitas 35 mil pesquisas em todo o mundo no Google. Os motores de busca representam uma das principais formas de contato do usuário com a sua dúvida ou necessidade. Por isso, estar na primeira página do Google é algo fundamental. As técnicas de SEO, que podem ser traduzidas como “otimização para motores de busca”, podem ser aplicadas para trazer visitantes para o site ou blog da empresa de forma orgânica.

3. Mídias Sociais

Além do Facebook, citado no início da matéria, as demais redes ou mídias sociais são espaços para que as empresas ampliem sua presença online. A vantagem é que os possíveis clientes já estão nelas e lá eles poderão procurar por informações e serviços. Já existem marcas que realizam até o atendimento ao cliente através dos chats em redes sociais. No entanto, tudo precisa ser bem gerenciado, cada rede social possui sua forma de funcionamento e tipos de postagem. Caso o trabalho não seja feito com o cuidado necessário, ao invés de alavancar a reputação da empresa, a estratégia pode se tornar motivo de vergonha.

4. Marketing de Conteúdo

Retomando todas as estratégias acima, temos o Marketing de Conteúdo. Ou seja, o conteúdo oferecido por sua empresa nos e-mails marketing, nas mídias sociais, nos blogs ou sites com técnicas de SEO, serão a porta de entrada para novos visitantes que podem posteriormente se transformar em clientes. A base dessa forma de marketing digital é identificar as dores da sua persona, perfil semi-fictício de possível cliente, e a partir disso produzir conteúdos que sejam de seu interesse que serão encontrados pela persona em suas buscas na internet. O Marketing de Conteúdo pode fazer parte de um plano maior de Inbound Marketing, nosso próximo ítem.

5. Inbound Marketing

O termo pode até parecer diferente, mas pode ser entendido facilmente como marketing de atração. Dessa forma, ao invés da empresa ir até o cliente, o cliente que passa a ir até a empresa. A estratégia funciona a partir da disponibilização de conteúdos que sejam úteis para o cliente, fazendo com que ele chegue até a empresa de forma voluntária. Ou seja, o cliente chega inicialmente ao site da empresa pelo marketing de conteúdo, depois pode até voltar novamente e, em algum momento, ele precisará de uma solução que a empresa poderá dar através de seus produtos.

A diferença em relação ao marketing de conteúdo, é que o inbound marketing se estende ao remarketing, a veiculação de banners e pop-ups e outras formas de anúncio e captação. Fazendo com que se pense em diferentes momentos da trajetória de um possível consumidor, indo da atração ao reconhecimento de uma necessidade, passando pela busca por solução e, por fim, consumo do produto ou serviço.

Como se dar bem com o Marketing Digital?

Aplicar o Marketing Digital pode ser simples, desde que se tenha os conhecimentos necessários. Diversas faculdades contam com a especialização em Marketing Digital e Mídias Sociais. O curso tem, em média, duração de 360 horas presenciais e sua grade curricular apresenta disciplinas que trabalham o planejamento de campanhas de marketing digital, a gestão e monitoramento das mídias sociais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *