4 dicas para construir uma boa imagem pessoal e profissional

 Foto: Freepik

Sabe aquele famoso ditado “A primeira impressão é a que fica”? Ele não existe por acaso. A maneira como você se expressa, cumprimenta as pessoas ao redor, sua postura, ou até mesmo como se apresenta, são alguns pontos que refletem diretamente na construção de sua imagem pessoal e profissional. 

Para a psicóloga Márcia Karine Monteiro, isso acontece pois é comum que se crie uma imagem de alguém no primeiro instante, pois postura e responsabilidade pesam muito. 

“É importante ter consciência do que se quer, o que espera ou almeja para o futuro. Algumas profissões exigem uma postura diferenciada. Por esta razão, precisamos ter cuidados na hora da escolha da roupa, de falar e até mesmo em escolher as companhias”, explica a psicóloga. 

Sendo assim, é imprescindível que se tenha uma imagem apresentável a ser passada com leveza e serenidade, em qualquer ambiente e para qualquer pessoa. Ela explica que é possível trabalhar em cima da construção positiva dessa impressão. Com a ajuda da especialista, separamos quatro dicas que podem te ajudar, confira!

Use a comunicação a seu favor

Toda comunicação faz diferença na hora de se mostrar para o mundo. Portanto, é importante pensar como irá se expressar. Na hora de falar, usar o tom da voz adequado é imprescindível para o bom entendimento da mensagem desejada a passar. Não falar nem muito alto, tampouco muito baixo. É importante também saber se a pessoa com quem você dialoga está compreendendo facilmente. 

Saiba ser ouvinte

Ao iniciar qualquer diálogo, é importante saber se a pessoa está acompanhando seu raciocínio. Além disso, é imprescindível saber ouvir o que a outra pessoa tem a dizer.

Esse é um fator presente, tanto na vida pessoal, quanto na profissional. Uma vez que, não sabendo ouvir as pessoas em seu convívio familiar, você também encontrará dificuldade para ouvir o seu cliente, por exemplo.

Sendo assim, sempre ouça com atenção o que a pessoa vai dizer, mostrando a ela que você está disponível e disponível para escutá-la.

Use as redes sociais de forma consciente

Com o ‘boom’ das redes sociais,  é comum que muitos exponham coisas da vida que excedem o nível de exposição. Portanto, a psicóloga alerta ter cautela com o uso. 

É importante saber usá-las corretamente para manter a boa imagem na vida pessoal e, principalmente, profissional.

Evitar entrar em discussões e polêmicas são pontos cruciais para uma boa convivência dentro e fora da área de trabalho.

“Postura e responsabilidade pesam muito”, alerta Márcia, salientando que a maioria das profissões exige uma postura diferenciada.

Não misture vida pessoal com profissional

Saber separar seus hábitos de vida particular da corporativa é essencial para transmitir boa imagem nos dois âmbitos. Se você teve um problema no trabalho, por exemplo, não deve sair espalhando pelos colegas ou divulgando o que pensa nas redes sociais. O mesmo acontece com os colegas de trabalho sobre suas relações pessoais ou amorosas. Márcia endossa que a depender do caso, isso pode até desqualificar a sua reputação e afastar os seus colegas.

“Precisamos inicialmente nos conhecermos, saber quais os objetivos para o futuro e daí traçar as metas. Precisamos buscar equilíbrio pessoal para que o profissional seja promissor”, garante a especialista.

Gostou dessas dicas? Saiba também como empresas podem auxiliar funcionários com depressão

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.