4 dicas para organizar seu tempo junto às tarefas no trabalho home office

O home office trouxe algumas comodidades, mas também, desafios. Aliar as demandas da casa e dos filhos com as profissionais requer paciência e o famoso “jogo de cintura”.

Na tentativa de cumprir horários, tarefas, compromissos dentro dos prazos estipulados e não deixar acumular demandas, algumas pessoas recorrem as agendas de papel, planners, aplicativos para organizar a rotina, otimizar o tempo e evitar a procrastinação ou o excesso de atividades.

O especialista em gestão do tempo Dativo Coêlho ressalta a importância de administrar o dia a dia. “O tempo é um recurso bastante escasso. Se você não o gerenciar bem, não conseguirá organizar a vida e todas as outras áreas”, explica.

Ele salienta que não há “fórmulas mágicas” e que cada pessoa tem um contexto de vida, no entanto, pontua algumas dicas que facilitam a organização das atividades e compromissos. Confira:

Padronizar para organizar

Para conseguir associar as questões do trabalho com as pessoais, é importante organizar o espaço da execução das tarefas e, principalmente, dos horários de forma padronizada. Logo, vale salientar que as resoluções devem ser simples, dentro das limitações de quem as executa e respeitando o estilo de vida de cada um.

Atualizar os compromissos

Um planejamento diário, semanal ou mensal prioriza as demandas e execuções dentro do prazo. Além disso, evita-se que assuntos importantes sejam deixados de lado.

Prioridades no topo

“Prioridade é tudo aquilo que nos leva ao alcance dos nossos objetivos e algo que só você pode fazer, sem delegar para terceiros”, ressalta o especialista. Logo, sistematizá-la é o caminho para alcançar as metas estipuladas e não transformar os dias em caos.

Demandas urgentes vs. importantes

“O importante é tudo aquilo que traz mais avanço para chegar ao nosso objetivo. Para isso, é preciso ter um planejamento e estratégias para realizá-lo. Já demandas urgentes estão atreladas aos prazos de conclusão. Logo, não se pode deixar acumular para evitar o descompasso das ocupações”, finaliza. 

Leia também: Trabalho remoto ou home office: em qual modelo laboral você está?






Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.