Você já pensou em ser freelancer? Confira 4 vantagens inegáveis da profissão

4-vantagens-freelancer/FreepikTrabalhar como freelancer ainda é um ramo novo no mercado de trabalho nacional. Os trabalhadores que atuam nesse segmento ainda estão em expansão porque procuram alternativas aos meios de emprego tradicionais. Mesmo com um mercado ainda ascendente, o Brasil é o sexto país com maior número de trabalhadores freelancers, com cerca de 384 mil atuantes, segundo uma pesquisa realizada pelo Portal Freelancer em setembro de 2016.

A característica principal do freelancer é a ausência da carteira de trabalho assinada. Ou seja, alguns dos direitos assegurados ao trabalhador, como aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade, entre outros, não serão destinados aos freelancers. Entretanto, uma alternativa é criar um cadastro de Microempreendedor Individual (MEI), a fim de conseguir reunir algumas vantagens que oferecidas à categoria.

1 – Independência e liberdade

Você vai ser seu próprio patrão. Não vai existir chefe acima de você, então terá mais independência e liberdade para realizar suas funções e determinar o direcionamento a tomar das atividades que estarão sob sua responsabilidade. Além disso, você também irá decidir os horário e local em que irá realizar sua atividades.

2 – Aprendizagem constante e crescimento profissional

O freelancer terá a grande responsabilidade em mãos de se organizar para cumprir todos os prazos de seus trabalhos e fazer bons serviços. Nesse sentido, o profissional vai aprender o real significado da palavra
O freelancer terá uma grande responsabilidade em suas mãos: cumprir todos os prazos e saber pôr em prática o significado de responsabilidade, já que a tentação de postergar as atividades é grande.

3 – Potencialização dos ganhos

Se você vai trabalhar de acordo com sua demanda, quanto mais freelas você pegar, mais dinheiro vai receber. Mas é preciso ter cautela: não adianta trabalhar em muitos jobs e não fazer o serviço direito. Uma dica para saber quanto cobrar é procurar junto ao sindicato da sua profissão a tabela de preços para serviços freelancer.

4 – Comodidade

Como você vai escolher o local em que vai trabalhar, o seu escritório pode ser desde sua casa até mesmo durante uma viagem. Mas é importante ressaltar que alguns tipos de freelas requerem que você faça o trabalho em determinados locais. Por exemplos, os de fotografia, em que os profissionais devem ir a determinado ambiente para fazer as fotos.

E você, já teve ou quer ter experiência como freelancer? Conte para a gente nos comentários!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *