5 atitudes que podem te ajudar no ambiente de trabalho

Atitudes positivas e responsáveis podem te ajudar no seu ambiente de trabalhoÀs vezes para se dar bem no mercado de trabalho você deve ter muito mais que apenas um bom currículo. Isso significa que existem algumas atitudes que podem contribuir positivamente para sua vida profissional. Listamos aqui 5 atitudes que certamente são o diferencial entre os profissionais mais requisitados do mercado. Confira:

1. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Este é um tema muito recorrente e que gera diversas dúvidas, pois muita gente quer entender o que é a inteligência emocional e de que modo ela pode ser desenvolvida e aprimorada.

Inteligência emocional pode ser facilmente traduzida pelo ditado que diz: “Você precisa saber entrar e sair de todos os lugares” ou seja, a pessoa que tem a inteligência emocional bem desenvolvida, consegue transitar nos mais diferentes grupos sociais e estabelecer relações saudáveis com todas e todos.

Porém ter inteligência emocional não significa que você nunca deva se irritar com posturas autoritárias ou desrespeitosas de colegas e do seu chefe, significa apenas que ao invés de criar uma celeuma, você consegue contornar a situação de forma estratégica conseguindo analisar quando vale a pena entrar na briga e quando é melhor deixar para lá.

Por isso, ter inteligência emocional no ambiente de trabalho – e na vida! – significa conseguir se afastar emocionalmente dos problemas e analisá-los de um modo estratégico, medindo as consequências de cada ato de forma ponderada e responsável.

2. ORGANIZAÇÃO

Nada melhor do que uma estação de trabalho limpa e organizada, onde a qualquer momento que um documento for solicitado você facilmente consegue atender a demanda. Uma pessoa organizada, consegue encadear todas as suas atividades diárias de modo fluido sem perder nada que seja essencial e importante.

Organização é uma característica de pessoas comprometidas e cuidadosas com seus afazeres.

Se você não consegue encontrar uma caneta na sua estação de trabalho, como pode provar eficiência em suas demandas?

3. POSTURA COLABORATIVA COM OUTROS COLEGAS

Nada melhor do que uma pessoa que se dispõe a ajudar os outros não é mesmo? Mostrar-se aberto a colaborar com outras pessoas do seu setor demonstra que não só você está atento ao que está acontecendo no seu departamento e não está “bitolado” apenas em seus afazeres, como também fornece uma sensação de unidade entre os colegas. Mas obviamente, essa postura colaborativa deve ser moderada para que ao invés de ajudar, você não termine por atropelar seus colegas achando que pode dar conta de tudo. Tudo com limite e sensatez tende a funcionar mais e melhor.

4. PONTUALIDADE

Você chegaria atrasado a uma entrevista de emprego deliberadamente? Creio que a resposta seja não. Da mesma forma que você não se atrasaria para a entrevista, manter a pontualidade no seu trabalho também é um dever do funcionário responsável e comprometido.

Uma pessoa que não consegue se organizar nem para chegar ao seu local de trabalho no horário, não vai conseguir passar a menor credibilidade de que de fato conseguirá cumprir com os prazos das demandas de trabalho que lhe forem designadas.

Por isso todo cuidado é pouco com a sua imagem no mercado de trabalho. Preze sempre por ela.

5. MOVIMENTE-SE

Movimentar-se de sua cadeira, levantando de vez em quando e dando uma volta, ou indo até a copa para tomar um cafezinho, ajuda a dar uma refrescada na mente e uma distencionada no corpo. Ficar parado por muitas horas na mesma posição e fazendo atividades repetitivas sem um pequeno intervalo de hora em hora, tende a ser prejudicial não só para sua produtividade como para a saúde.
Por isso, movimente-se!

E você, gostou dessas dicas? Conte pra gente aqui nos comentários!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.