5 coisas que você nunca deve postar nas suas redes sociais

Cuidado com o que você posta em suas redes sociais

Cuidado com o que você posta em suas redes sociais

A força das redes sociais já é inegável, mas há quem perca a mão e saia postando tudo sobre a própria vida de forma imprudente.

Estar sempre conectado nas redes sociais é um mal da modernidade, e por conta disso, muita gente termina perdendo a noção sobre o que deve ou não publicar em seus perfis. Assim como existe etiqueta no mundo real, na esfera virtual não é diferente. Por isso, postar determinadas fotos, ou opiniões na internet pode pegar muito mal para você.

Por isso listamos aqui 5 coisas que você não deve postar em suas redes sociais para evitar contratempos:

1 – Opiniões que expressem preconceito, discriminação ou incitação à violência

A regra de ouro na vida é cordialidade. Isso também vale para o mundo virtual, portanto, postar textões agressivos sobre temas que gerem polêmica como política ou religião não é indicado. Escrever de modo colérico sobre minorias étnicas e religiosas, ou parcelas da população menos privilegiadas também pode ser muito perigoso: lembre-se nem tudo é opinião, logo, ao invés de estar incitando o debate, você pode na realidade estar reforçando preconceitos e na pior das hipóteses cometendo crimes. Por isso, a dica aqui é utilizar as redes com parcimônia e cautela quando for entrar em temas delicados.

2 – Fazer check in indicando a sua localização, ou a de terceiros

Com os avanços tecnológicos temos cada vez mais informações acerca das outras pessoas e elas sobre nós, mas isso pode ser perigoso. Indicar através do recurso de check in onde você está pode alertar para sua presença, pessoas que tenham más intenções e desejam cometer delitos. Pode parecer muito legal compartilhar com seus amigos a sua tarde na piscina de casa, mas marcar onde você está pode chamar a atenção de indivíduos mal intencionados sobre seu estilo de vida, posição econômica e social. Nesses casos, é mais prudente restringir quem poderá acessar sua foto e não marcar o local onde ela foi tirada.

3 – Evite ao máximo expor a imagem e nome de seus filhos

Esse é um alerta especial aos papais e mamães corujas que estão sempre conectados nas redes sociais: evitem expor a imagem de seus filhos nas redes, especialmente enquanto eles ainda não podem discernir situações reais de perigo.
Sabemos que os pais e mães adoram mostrar o quão fofinho são seus filhos nas redes sociais e enchem seus perfis com fotos dos rebentos nas atividades mais corriqueiras. Porém esse comportamento, pode chamar a atenção de pessoas mal intencionadas sobre seus filhos. Fotos deles com a farda da escola ou sem roupinhas não precisa nem dizer quão inadequadas são, não é mesmo? Além de expor desnecessariamente seus filhos à sua rede de contatos virtual – que nem sempre são amigos próximos e de sua convivência – fornece informações importantes sobre a rotina deles à pessoas estranhas. A dica aqui é tentar ser o mais discreto possível quando se refere à sua família.

4 – Colocar informações estratégicas ou do dia a dia da empresa em que trabalha

Não pega bem você sair dando relatório das suas atividades diárias no trabalho. Primeiro, porque ao invés de estar postando mensagens ou fotos nas redes sociais, você deveria estar concentrado em suas tarefas profissionais. Segundo porque você não deve expor a cultura da empresa sem prévia autorização da mesma. Além de passar uma imagem inexata de como funcionam os processos internos, pode dar a impressão de que não existe controle e foco. E sobre as informações estratégicas, é quase óbvia a necessidade de discrição: não dá para sair por aí divulgando os direcionamentos internos para a concorrência, sem o devido cuidado ok?

5 – Insultos diretos ou indiretos

Aqui vale a mesma dica do item 1: cordialidade sempre. Deixe suas desavenças fora do mundo virtual, pois além disso poder ser usado de forma prejudicial contra você, passa uma imagem de imaturidade e agressividade para quem está lendo. Ou seja, você pode acabar afastando e criando a antipatia de pessoas de seu convívio diário no mundo real desnecessariamente.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *