5 dicas para passar em um concurso público

Passar em um concurso é desejo de muitos. E essa busca tem sido cada vez mais disputada entre os que almejam a tão sonhada estabilidade de carreira profissional. Por isso mesmo, se destacar entre ampla a concorrência é uma tarefa que exige sacrifícios e muita disciplina da parte dos candidatos, que realmente estão dispostos a ter o nome aprovado na lista.

Se você é um desses ‘concurseiros‘ que também está em busca de suas metas, não pode deixar de conferir nossas dicas infalíveis para conquistar a tão sonhada vaga do certame.

1-Desligue-se das saídas e curtições por um tempo

Quando se inicia uma vida de concurseiro, vale apostar na frase “perco hoje para ganhar amanhã”. E isso vale para as saídas nos fins de semana, acesso frequente às redes sociais e qualquer outra tarefa que possa te tirar do foco. Dar atenção exclusiva aos estudos é um fator primordial para o candidato, justamente porque, quanto mais dedicação aos assuntos se consegue dar maiores são as chances de sua mente absorver e conseguir assimilar qualquer questão que venha a cair na hora da prova.

2-Aposte em bons materiais

Resumir seus estudos aos materiais gratuitos nem sempre é uma boa escolha para se destacar da concorrência, visto que podem estar com assuntos desatualizados. Dessa forma, vale investir em materiais voltados para o concurso que você pretende ingressar, com conteúdos mais completos e específicos, baseado no respectivo edital.

Geralmente, esses conteúdos são disponíveis em sites de concursos e em cursos preparatórios. Lembre-se: quanto mais você agregar o conteúdo que o banca examinadora pede do certame, maiores suas chances.

3-Tenha um objetivo

Aos concurseiros de primeira viagem, segue a regra número 1: você não será aprovado em um concurso se não tiver foco. Assim, não adianta querer fazer várias provas e não buscar um cargo específico, preciso ter m objetivo! Por mais que você acredite que as disciplinas sejam parecidas, cada concurso tem em seu edital os conteúdos e abordagens caracteristicamente próprias. Com isso, é mais válido escolher um concurso, se dedicar e dominar os assuntos que nele irá cair, para aumentar suas chances de ingresso.

Vale ressaltar ainda que você pode até tentar outros concursos fora do que você almeja, desde que seja dentro dos conteúdos que busca se especializar.

4-Organize um cronograma de estudos

Não tem como querer passar em um concurso sem se organizar com os estudos. É preciso que se tenha organização de todas as suas tarefas do dia. Separar em planilhas pode ser uma boa alternativa. Com ela, você pode estabelecer  os horários que irá estudar, bem como as disciplinas. O recomendável é que você estude pelo menos duas matérias por dia, sendo uma hora e 40 minutos cada, com intervalo de vinte a trinta minutos para cansar a mente da leitura.

5-Persista!

Não existe segredo para passar em concurso. O único caminho para quem deseja o êxito é ter disciplina, foco e muita determinação nos estudos. Nem sempre todos conseguem passam de primeira. É absolutamente normal ser reprovado, algumas vezes e, esse período também torna-se válido para fazer com que você se reavalie e veja no que precisa aprimorar. O importante mesmo é persistir e buscar sempre dar o melhor de si para chegar na tão sonhada lista dos aprovados.

Como você organiza seus estudos? Conta para a gente! Conheça também 3 aplicativos para ser aprovado em concurso público!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.