5 livros que ensinam como conquistar o sucesso e a felicidade na carreira

Pesquisas apontam que muitos profissionais estão infelizes. Autores escreveram sobre como ter sucesso e satisfação profissional

Leitura de livros especializados ajudam profissionais a encontrar respostas para sua carreira/Freepik

Estudo realizado pela Survey Monkey, empresa de desenvolvimento de pesquisas online, apontou que 9 a cada 10 pessoas estão infelizes nos seus trabalhos. Já o escritor Fredy Machado obteve índices negativos nesse sentido, quando precisou fazer um levantamento para escrever seu livro. Ele entrevistou mais de 300 pessoas em 21 estados brasileiros e dessas, 40% diziam-se infelizes com o emprego e 64% delas gostariam de fazer algo diferente para se sentirem melhor.

A escolha pela profissão dos sonhos ou a mudança de carreira em busca da felicidade e bem-estar no trabalho são sonhos de muita gente. Talvez o caminho seja se reinventar e buscar na leitura de especialistas as trajetórias que podem levar ao sucesso. Pensando nisso, preparamos uma lista com 5 livros que falam sobre a temática:

1 – “É possível se reinventar e integrar a vida pessoal e profissional” – Fredy Machado, 2018

O autor Fredy Machado era um empresário que se sentia infeliz no trabalho, sem tempo de desfrutar da família e ter uma vida social. Acabou sofrendo de problemas cardíacos aos 37 anos. Depois disso largou o emprego na empresa familiar e agora utiliza de suas experiências para ajudar profissionais que passam pelos mesmos problemas que enfrentou. O livro “É possível se reinventar e integrar a vida pessoal e profissional” traz depoimentos de empresários e a uma série de estudos, entre eles o citado no começo desta matéria. A leitura aborda formas de mostrar à sociedade que é possível ter uma vida plena, na qual as atividades profissionais e pessoais se integram, cada qual com sua importância e lugar.

2 – “Foco” – Daniel Goleman, 2014

Saber ter foco é um bom primeiro passo para o sucesso profissional. Este é o tema do livro do jornalista americano Daniel Goleman. A publicação mostra que a atenção funciona como um músculo, que precisa ser utilizado para não atrofiar. O autor defende que aqueles que hoje têm rendimento máximo, seja nos estudos ou no mercado de trabalho, nos negócios, nas profissões que escolheram para a vida, são aquelas que prestam atenção precisa no que é mais importante para seu desempenho positivo. O foco entra como ferramenta essencial, que segundo Goleman, diferencia um especialista de um amador e um profissional de sucesso de um mediano.

3- “Descubra seus pontos fortes” – Marcus Buckingham e Donald O. Clifton, 2019

“Tom Rath e seus colegas do Gallup se destacam pela inabalável crença de que as pessoas devem se concentrar em tirar o máximo proveito de seus pontos fortes, e não em ficar tentando consertar os próprios defeitos”, diz a revista Forbes sobre a publicação de Marcus Buckingham e Donald O. Clifton.

Os autores americanos realizaram pesquisas com empresas e empregados e descobriram que na maioria das organizações, os gestores não tinham o hábito de prestar atenção nos pontos fortes de suas equipes de trabalho. Dessa forma, pessoas preferiam investir em aprimorar pontos fracos achando que assim conquistariam a excelência. Com isso, eles criaram o teste CliftonStrengths – Descubra seus pontos fortes -, uma ferramenta para que os indivíduos possam se conhecer melhor e desenvolver suas maiores habilidades. O livro traz 34 temas para incentivar os leitores a terem foco em suas aptidões para conquistar uma vida com mais propósito, produtividade e bem-estar.

4- “Talento Não É Tudo” – John C. Maxwell, 2007

Todo mundo tem um talento e muita gente não sabe como utilizá-lo ao seu favor. É fácil encontrar aquela pessoa que é muito boa em algo, no entanto ainda pouco reconhecida pelo que faz. Este é o tema principal do livro de John C. Maxwell. Ele diz que as escolhas que fazemos são tão importantes quanto nossos dons e mostra em treze princípios como transformar as carreiras, entre eles estão “A iniciativa põe o talento em ação”; “A perseverança o sustenta”; “A prática o aprimora”; e “O caráter o protege”.

5-  “Tô perdido! Mudança e gestão da carreira” – Adriana Gomes, 2014

A consultora de carreira Adriana Gomes se inspirou nas pesquisas que indicam insatisfação dos trabalhadores com suas funções para escrever o seu livro. Nele, jovens iniciantes e profissionais mais experientes podem encontrar respostas para suas carreiras, seja por meio da mudança de emprego, de profissão ou pelo empreendedorismo. Ao longo da obra, a autora vai levando o leitor à percepção dos seus objetivos e lhes apresenta relatos de sucesso e outros nem tanto assim, objetivando o autoconhecimento como principal ferramenta para o êxito. Ainda é possível encontrar dicas de elaboração de currículo mais atrativo ao recrutador, melhor aproveitamento das redes sociais e a importância do networking, além de planejamento financeiro. 

Então, que tal aproveitar a quarentena por conta do coronavírus para iniciar alguma dessas leituras e dar o primeiro passo para a satisfação profissional? Todos os livros estão disponíveis para compras online, a maioria com versão e-book.

Por Marcele Lima

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.