Conheça 5 tipos de teste psicológico aplicados em seleções

Testes psicológicos são muito comuns em seleções

Uma fase que costuma gerar estranhamento nos candidatos a uma vaga de emprego é a do teste psicológico. Esses testes têm como objetivo conhecer a personalidade do candidato, assim como algumas das suas habilidades. Cada empresa escolhe o tipo de teste que mais se adeque ao cargo que precisa ser preenchido. Para que você não caia de paraquedas, nós podemos te explicar como funcionam cinco tipos de testes psicológicos muito comuns em processos seletivos.

Leia também: Como driblar a timidez em entrevistas de emprego

De onde vêm os testes?

Pré-requisitos para preenchimento de vagas são antigos, os chineses já utilizam uma série deles no ano 11 a.C. No entanto, a aplicação de testes psicológicos em processos seletivos para preenchimento de vagas é algo relativamente recente. A prática ganhou uma ampliação após a Segunda Guerra Mundial e desde então tem sido adotada frequentemente em setores de Recursos Humanos.

1) Teste QUATI

O Questionário de Avaliação Tipológica (QUATI) tem como objetivo entender qual a personalidade do indivíduo. O teste, que pode ser empregado fora dos processos seletivos de emprego, como em orientação de carreira de adolescentes a partir do 9º ano do Ensino Fundamental, apresenta uma metodologia simples.

São colocadas seis situações cotidianas, para cada situação existem cerca de 15 afirmativas, dependendo da forma que o usuário apresentar a resposta é possível saber se ele é introvertido ou extrovertido, se recebe as informações por sensação ou intuição e se as tomadas de decisão são mais voltadas para o pensamento ou para o sentimento. O que cada recrutador procura pode depender dos objetivos do cargo almejado.

2) Teste palográfico

Entender a personalidade do candidato também é o objetivo do teste palográfico. O teste criado na Espanha busca através da construção de linhas verticais feita pelo candidato demomonstrar características como: temperamento, produtividade e humor.

3) Teste de Wartegg

Esse teste que leva o nome do seu criador, Ehrig Wartegg, também avalia a personalidade do candidato. Nesse tipo de avaliação são colocados oito campos que precisam ser completados com desenhos. Cada desenho revela um aspecto da personalidade de quem está sendo avaliado, como: criatividade, metas, angústia e sexualidade.

 

4) Teste de Zulliger

Conhecido como teste Z, ele foi elaborado durante a Segunda Guerra Mundial por Zulliger um oficial russo que precisava aplicar avaliações psicológicas para saber quais homens podiam ser considerados aptos ou inaptos para participar do exército. Diferente dos testes de personalidade apresentados anteriormente, o teste de Zulliger não traça características profundas da personalidade do candidato, mas diz se ele precisa ou não de um exame mais profundo.

A aplicação pode ser feita de forma individual ou com um grupo de dez até trinta pessoas. No teste Z são apresentadas imagens de manchas através de pranchas de projeção para os candidatos, e ele se baseia no Psicodiagnóstico de Rorschach .

 

5) Teste AC (Atenção Concentrada)

O teste de Atenção Concentrada procura analisar a capacidade do candidato em se manter concentrado sob pressão por determinado período de tempo. Durante a aplicação o candidato recebe uma folha com diversos triângulos de tamanhos diferentes, a partir disso é preciso identificar e marcar as linhas que ocupam a folha, posicionando elas dentro do retângulo. Assim como o teste Z, o teste AC também pode ser aplicado individualmente em grupo.

Como passar nos testes psicológicos ou psicotécnicos?

A resposta para essa pergunta está na sinceridade. Não existe fórmula para passar nos testes, principalmente nos de personalidade onde as características buscadas por quem faz o recrutamento podem ser diferentes de acordo com o cargo ou empresa. O importante é tentar não ficar nervoso e ser verdadeiro nas suas respostas. Com certeza, seguindo alguns passos que já trouxemos aqui você pode se destacar entre os recrutadores.

Você fez algum teste que não está listado aqui? Tem dúvidas sobre ele? Deixe aqui nos comentários!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *