Conheça 5 tipos de teste psicológico aplicados em seleções

Testes psicológicos são muito comuns em seleções

Uma fase que costuma gerar estranhamento nos candidatos a uma vaga de emprego é a do teste psicológico. Esses testes têm como objetivo conhecer a personalidade do candidato, assim como algumas das suas habilidades. Cada empresa escolhe o tipo de teste que mais se adeque ao cargo que precisa ser preenchido. Para que você não caia de paraquedas, nós podemos te explicar como funcionam cinco tipos de testes psicológicos muito comuns em processos seletivos.

Leia também: Como driblar a timidez em entrevistas de emprego

De onde vêm os testes?

Pré-requisitos para preenchimento de vagas são antigos, os chineses já utilizam uma série deles no ano 11 a.C. No entanto, a aplicação de testes psicológicos em processos seletivos para preenchimento de vagas é algo relativamente recente. A prática ganhou uma ampliação após a Segunda Guerra Mundial e desde então tem sido adotada frequentemente em setores de Recursos Humanos.

1) Teste QUATI

O Questionário de Avaliação Tipológica (QUATI) tem como objetivo entender qual a personalidade do indivíduo. O teste, que pode ser empregado fora dos processos seletivos de emprego, como em orientação de carreira de adolescentes a partir do 9º ano do Ensino Fundamental, apresenta uma metodologia simples.

São colocadas seis situações cotidianas, para cada situação existem cerca de 15 afirmativas, dependendo da forma que o usuário apresentar a resposta é possível saber se ele é introvertido ou extrovertido, se recebe as informações por sensação ou intuição e se as tomadas de decisão são mais voltadas para o pensamento ou para o sentimento. O que cada recrutador procura pode depender dos objetivos do cargo almejado.

2) Teste palográfico

Entender a personalidade do candidato também é o objetivo do teste palográfico. O teste criado na Espanha busca através da construção de linhas verticais feita pelo candidato demomonstrar características como: temperamento, produtividade e humor.

3) Teste de Wartegg

Esse teste que leva o nome do seu criador, Ehrig Wartegg, também avalia a personalidade do candidato. Nesse tipo de avaliação são colocados oito campos que precisam ser completados com desenhos. Cada desenho revela um aspecto da personalidade de quem está sendo avaliado, como: criatividade, metas, angústia e sexualidade.

 

4) Teste de Zulliger

Conhecido como teste Z, ele foi elaborado durante a Segunda Guerra Mundial por Zulliger um oficial russo que precisava aplicar avaliações psicológicas para saber quais homens podiam ser considerados aptos ou inaptos para participar do exército. Diferente dos testes de personalidade apresentados anteriormente, o teste de Zulliger não traça características profundas da personalidade do candidato, mas diz se ele precisa ou não de um exame mais profundo.

A aplicação pode ser feita de forma individual ou com um grupo de dez até trinta pessoas. No teste Z são apresentadas imagens de manchas através de pranchas de projeção para os candidatos, e ele se baseia no Psicodiagnóstico de Rorschach .

 

5) Teste AC (Atenção Concentrada)

O teste de Atenção Concentrada procura analisar a capacidade do candidato em se manter concentrado sob pressão por determinado período de tempo. Durante a aplicação o candidato recebe uma folha com diversos triângulos de tamanhos diferentes, a partir disso é preciso identificar e marcar as linhas que ocupam a folha, posicionando elas dentro do retângulo. Assim como o teste Z, o teste AC também pode ser aplicado individualmente em grupo.

Como passar nos testes psicológicos ou psicotécnicos?

A resposta para essa pergunta está na sinceridade. Não existe fórmula para passar nos testes, principalmente nos de personalidade onde as características buscadas por quem faz o recrutamento podem ser diferentes de acordo com o cargo ou empresa. O importante é tentar não ficar nervoso e ser verdadeiro nas suas respostas. Com certeza, seguindo alguns passos que já trouxemos aqui você pode se destacar entre os recrutadores.

Você fez algum teste que não está listado aqui? Tem dúvidas sobre ele? Deixe aqui nos comentários!

Você pode gostar...

23 Resultados

  1. Sirlene Lopes dos Santos disse:

    Ola, tudo bem?

    Fiz um teste chamado: Teste Profiler
    Na qual tinha questões sobre minha personalidade, ser era alegre, sinico, pontual, estas coisas e outro que perguntava oque eu deveria ser ou que outros queria que eu fosse para se dar bem profissionalmente… meio parecido com o anterior

  2. Ana Paula disse:

    Acho super válido esses tipos de teste. Ter experiência, Curriculum é ótimo. Mas tem que haver uma junção. Hoje as empresas contratam pelo Curriculum e desligam as pessoas pelo comportamento.

  3. Daniela disse:

    Fiz um teste que eu tinha que desenhar uma árvore , em outra folha uma família , em outra folha uma casa, depois de cada desenho ela me fazia várias perguntas e pediu que eu construísse uma história em cima dos desenhos, fiquei muito nervosa pois nunca tinha passado por teste assim é para uma vaga em uma escola mas ainda não sei se passei.

    • LeiaJá disse:

      Oi, Daniela? Você já recebeu o resultado da seleção? Esperamos que tenha ocorrido tudo bem 😉

      Caso se submeta uma próxima vez a um teste psicológico, tente ficar tranquila. Para isso, você pode trabalhar a sua inteligência emocional. Já tratamos do assunto aqui no blog. Dá uma olhada.

  4. Priscila disse:

    Boa noite! Fiz alguns testes hoje é em um deles foi pedido pra não preencher o caderno só no gabarito e eu marquei no caderno. Isso pode me eliminar do processo?

    • LeiaJá disse:

      Boa tarde, Priscila!

      Não podemos afirmar se você pode ou não ser eliminada do processo por conta disso. No entanto, fique atenta nos próximos processos seletivos que participar para as orientações dadas pelo recrutador. Cada detalhe é muito importante entre você e a sua tão desejada vaga.

      Continue acompanhando o blog para mais matérias! 😉

  5. Nelson disse:

    Fiz um teste com mais de 200 questões, onde eu tinha que responder com as alternativas:
    Descorado profundamente, discordo, neutro, concordo, é concordo profundamente. Algo assim. Algumas perguntas se repetiam, ouneram parecidas, eu não sei pq só tinha meia hora pra responder todas. O motivo de eu ler esse POST é saber o q eu deveria era respondido. Pois acredito que precisava marcar mais um tipo semelhante de resposta pra ser apto a vaga. Mas vou esperar

    • LeiaJá disse:

      Boa tarde, Nelson. Você já recebeu o resultado do teste? Esperamos que tenha dado tudo certo.

      Como falamos na matéria, não existe uma fórmula para ser aprovado em um teste psicológico, o importante é ser sincero. Caso se submeta a esse tipo de avaliação novamente, tente manter a calma e não se preocupe com o fato de ter que marcar respostas semelhantes ou usar um método. Faça o possível para conseguir responder tudo que foi pedido no tempo disponibilizado pelo recrutador. Algo que pode te ajudar é trabalhar a sua inteligência emocional, o que faz toda diferença nesses momentos. Nós já falamos aqui sobre o assunto, dá uma olhada.

      Esperamos ter te ajudado. Continue acompanhando o blog para mais matérias!

  6. Danilo Virginio disse:

    Olha, sinceramente, estes testes só contribuem para o desemprego aumentar. Às vezes, você tem a experiência para vaga, o conhecimento necessário e tal, mas um teste (do mal) te derruba. Aí eu pergunto: Ter experiência não vale nada? Acertar o teste é que vale?

    • LeiaJá disse:

      Oi, Danilo. Tudo bem?

      Algo que podemos afirmar é que é de extrema importância atender a todos os requisitos solicitados em um processo de seleção de emprego, inclusive esses testes. Se a empresa ou o recrutador aplica testes psicológicos nos candidatos, com certeza existe um propósito definido previamente. Os critérios do que será o diferencial na contratação podem variar, ter experiência é importante, mas deve estar somado aos outros pré-requisitos definidos internamente pela empresa a respeito de quem irá ocupar a vaga. Algumas vezes, testes psicológicos podem ser realizados com o objetivo de entender se o profissional tem o perfil esperado para a vaga e se possui inteligência emocional para lidar com as obrigações do cargo. Se quiser sabem mais sobre o assunto, já falamos aqui sobre inteligência emocional.

      Esperamos que tenha te ajudado. Um abraço!

      Um abraço!

  7. Amanda disse:

    Fiz um teste, Era pra fazer um desenho de uma pessoa, Homem ou Mulher, e responder 6 perguntas, duas pediam uma qualidade e um defeito meu. Outra era oque eu esperava da empresa, outra era oque eu buscava la. Bom e a outra eu não estou lembrando no momento. Mas em fim…
    Fiquei tanto no desenho que so respondi 2 perguntas, a moça só dava 10 minutos.
    NÃO FUI APROVADA.

    • LeiaJá disse:

      Oi, Amanda!
      É uma pena que isso tenha ocorrido com você. Da próxima vez tente manter a calma para gerenciar melhor o tempo de execução das atividades. O importante é não desistir e tentar outra vez. Temos uma matéria que indica 5 aplicativos fundamentais para gerenciamento de tempo que pode te ajudar nas situações cotidianas. Esperamos que tudo dê certo no seu próximo processo seletivo. Um abraço!

  8. Elaine dias de souza disse:

    Nao6e tendi nada fiz o exame psicológico depois de 2 semanas liguei pra saber que dia eles iria ligar .a moça me falou que eu não enquadrei na vaga de apontador não entendi nada

    • LeiaJá disse:

      Oi Elaine, tudo bom?

      É assim mesmo, às vezes nos testes demonstramos não ter algumas habilidades sociais que a empresa demanda para a execução da função.

      Bola pra frente e tenta outra vez! 🙂

  9. Robson disse:

    Fiz um teste para subir de cargo aqui na empresa onde eu trabalho , o teste contém 223 perguntas sobre oque faço é como faço algo e para responder em 30 min . Perguntas tipo vc bebê e seus amigos falam que fica chato … Vc tem coragem de descer uma ladeira de skate … Vc é tão organizado que encontra qualquer coisa de olhos fechados .
    Perguntas assim , alguma dica sobre esse teste

    • LeiaJá disse:

      Oi Robson, tudo bem? 🙂

      Então, existem diversos tipos de teste, mas sem saber o nome deste em específico que você foi submetido fica difícil de dizer qual é. De todo modo, este parece um técnico-comportamental.

      Fica ligado em nossas próximas matérias iremos falar sobre psicotestes.

  10. Melcia disse:

    O que me dificulta é esses testes do tracinho dos desenhos e das figuras tou procurando estudar bastante

    • LeiaJá disse:

      Olá Melcia, tudo certinho?

      Então, não existe uma resposta certa ou errada para muitos desses testes. O que muitos deles medem é a sua capacidade de concentração, coordenação motora dentre outras habilidades.

      O importante é estar relaxada pois isso ajuda a tarefa a “fluir” melhor.

      Boa sorte!

  11. Marcelo Burini disse:

    Fiz um teste psicologico com 45 questões eu gostaria de saber pra que tanta questão a meu cargo de técnico em segurança em uma metalurgica em Fazenda Rio Grande PR. Até hj não me deram retorno e não sei pq tanta questão de avaliações. Gigantescas formas de figuras só dificuldades.

  12. Fis um teste na coco cola de traço mais não fis todos será que eu passei

  13. Marcos disse:

    Fiz um teste onde deveria ser feito um ponto no centro do circulo.
    tempo cronometrado de um minuto
    E um outro de ligação de números de 01 a 50 independente de passar por cima de traços anteriores, também cronometrado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.