5 vantagens do processo onboarding na empresa

Toda empresa que preza pelo trabalho em equipe sabe da relevância do processo de integração entre seus colaboradores. Justamente porque o onboarding, como também é conhecido o processo de integração entre colaboradores, tem como finalidade ressaltar a boa integração do trabalho em equipe. Tudo no intuito de promover a conquista de resultados satisfatórios e crescimento da empresa.

Essa interdisciplinaridade, geralmente, deve acontecer desde o primeiro dia de trabalho dos novos funcionários– como forma de adaptação, que juntos aos veteranos, aprendem e desenvolvem sobre estratégias para o melhor funcionamento da instituição.

O onboarding varia de acordo com a empresa, mas uma coisa é certa: todo seu processo de interação, promovido aos seus colaboradores  visa trazer resultados positivos para o ambiente de trabalho. Pensando nisso, elaboramos 5 deles, confira!

1- Otimização da boa relação entre equipe

O processo de integração entre os funcionários na empresa permite que todos se comuniquem melhor, diminuindo a possibilidade de dúvidas ou ausência de entendimento sobre as funções e ambiente de trabalho. Essa adaptação permite que todos os colaboradores entendam melhor a cultura da empresa por meio de princípios como: apresentação, desmistificação do local/função e diferenciais do trabalho.

2- Aumento da produtividade

Tudo funciona estrategicamente nas práticas de trocas. Isto é, quando a empresa visa investir nessa integração entre os funcionários, todo um ciclo é favorecido. A boa relação entre os companheiros traz resultados positivos para o crescimento, resultante da boa produtividade. Com isso, metas são alcançadas e todos saem ganhando.

3- Reduz os índices de turnover

Todo o clima organizacional da empresa permite que qualquer funcionário goste de exercer seu papel na empresa. Mais que isso, quando as equipes se tornam bem integradas, cada colaborador passa a se ver como importante e sua atuação. Com isso, dificilmente ele buscará outro emprego, pois não quer perder o que já conquistou.

4- Menor índice de faltas

Entre os fatores de causa do absenteísmo e desinteresse no local de trabalho, a falta da boa integração entre a equipe torna-se uma das causas que interfere. No entanto, quando os funcionários sentem-se integrados com a equipe, sua motivação em concluir a jornada de trabalho é ainda maior. E esse entusiasmo acontece devido ao bom relacionamento entre os demais colegas.  

Quando a empresa investe na integração da equipe de trabalho, ela faz com que o colaborador valorize os relacionamentos e a organização e busque retribuir esse investimento por meio do bom desempenho e da assiduidade.

5- Imagem positiva da empresa

Todos os pontos positivos citados acima refletem em um resultado final: prezar pela boa imagem da empresa. Quando os funcionários são felizes e satisfeitos em produzir o que são incumbidos a fazer, transmitem essa  felicidade para seus clientes e cria uma percepção de que a empresa é um bom lugar para trabalhar. De um modo geral, faz com que o próprio cliente se agrada o tipo de serviço oferecido.

Como acontece o processo de integração de sua empresa? Conta para gente nos comentários!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.