Acabou o Carnaval! É hora de voltar aos estudos

estudante“O ano só começa depois do carnaval”. Você já ouviu esta frase algumas vezes ao longo da vida, não é mesmo? Para os estudantes, a máxima parece valer com força maior. O início das aulas costuma coincidir com o período de folia e, alguns alunos, costumam deixar a volta aos livros para depois da folia. Se você é um desses, e curtiu bastante o seu carnaval, talvez esteja com um pouco de preguiça de retomar as atividades, certo? É hora de voltar à ativa! Confira estas dicas e tenha um bom retorno às atividades.

1 – Volte lentamente à rotina

Após o período de folia – que, em muitos casos, encerra as férias – é difícil voltar as atenções para os assuntos acadêmicos de imediato. E nem é preciso. Você pode ir voltando aos poucos para sua rotina de estudos até se reacostumar. Vá organizando, aos poucos, seus materiais e montando um cronograma de estudos até se sentir preparado para mergulhar na tarefa. Comece com uma hora por dia e vá aumentando o tempo gradativamente. Dessa maneira, você pode ir se acomodando à atividade sem maiores sofrimentos.

2 – Planejamento

É interessante organizar o tempo para fazê-lo render e dar conta de tudo que é preciso fazer. Planejar seus horários de estudo, traçando metas diárias para cada disciplina, pode ajudar nesse sentido. Com um planejamento bem feito você aproveita melhor as horas de estudo e mantém a rotina organizada para aproveitar outras atividades também.

3 – Foco e disciplina

Agora que a folia passou, você precisa se dedicar a outros assuntos. Com foco e disciplina é possível direcionar as energias para o que interessa. Na hora de estudar, afaste tudo que possa desviar sua atenção como TV, celular, música e qualquer outra coisa que possa te tirar o foco. Com um pouco de disciplina você conseguirá seguir o planejamento mencionado no item anterior e poderá aproveitar melhor a carga horária de estudo.

4 – Recompense o seu trabalho

Para se manter sempre motivado, você próprio pode recompensar o seu esforço com pequenos presentes. Quando atingir alguma meta estabelecida em seu planejamento, dê a si mesmo um agrado. Pode ser um chocolate, uma saída com os amigos, ou qualquer outra coisa que te distraia e faça bem. Isso lhe deixará motivado a continuar batendo as metas e seguindo o cronograma.

5 – Descanse

Esta dica pode parecer contraditória já que este é o fim de um longo período de férias e de festas carnavalescas. Mas, de nada adianta ‘se jogar’ de vez nos estudos sem parar pra descansar. O corpo e a mente precisam de repouso senão, todo o esforço terá sido em vão. Descansado, você tem melhores condições de assimilar os assuntos e manter a rotina. Respeite os limites do seu corpo e faça pequenas paradas ao longo do dia, sem esquecer de dormir bem à noite.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.