As 10 perguntas mais recorrentes nas entrevistas de emprego

shutterstock_397384153-resizedDepois de elaborar o currículo ideal e conseguir marcar uma entrevista com o recrutador, surge outra dúvida: como se sair bem durante a conversa que pode ser determinante para sua contratação? Cada recrutamento é uma situação específica, mas algumas perguntas costumam aparecer na maioria deles. Confira quais os questionamentos mais frequentes nas seleções de emprego e prepare-se para o seu próximo desafio.

– Por que deveríamos contratá-lo?

Este é um bom momento para falar de suas habilidades e competências específicas. É importante demonstrar segurança para não incorrer no risco de apresentar respostas muito genéricas, que acabam por não dizer nada.

– Qual a sua pretensão salarial?

A empresa precisa saber se pode corresponder às suas expectativas. Os especialistas sugerem indicar uma faixa salarial e não um valor exato e, o mais importante, colocar-se disponível para negociações.

– Por que você quer trabalhar nesta empresa?

A sacada aqui é descobrir o quanto você sabe sobre a organização e identificar se seus valores são compatíveis com os dela.

– Como você lida com as pressões do trabalho?

Dar uma resposta consistente mostra segurança. É interessante relatar experiência vividas em outros empregos.

– Qual seu objetivo profissional hoje?

O recrutador deseja saber se seus objetivos são compatíveis com os da empresa. É importante ser claro e não demonstrar passividade diante o que se almeja.

– Você prefere trabalhar sozinho ou em equipe?

Um diferencial é mostrar versatilidade. Demonstrar que consegue se adaptar e lidar com qualquer uma das opções pode ser um ponto positivo.

– Quais seus maiores defeitos e maiores qualidades?

A sugestão é fugir de respostas padrão como, “sou perfeccionista”. É interessante mostrar ser capaz de fazer uma autoavaliação e, sobretudo, deixar claro estar trabalhando na melhoria daquilo que julga ainda não estar bem lapidado.

– Como você se vê daqui a cinco anos?

O entrevistador pretende observar como você planeja sua vida profissional e se tem clareza sobre onde quer chegar. É interessante mostrar seus interesses em relação à empresa, caso deseje criar raízes nela.

– Por qual motivo você saiu da empresa anterior?

Favorável para demonstrar ser uma pessoa que busca novos desafios, crescimento profissional e melhores oportunidades de trabalho.

–  Você tem alguma pergunta?

Este é o momento de dissipar qualquer dúvida que possa ter ficado a respeito da empresa e da vaga que está sendo pleiteada. Mostra seu interesse na oportunidade e lhe dá a oportunidade de se expressar mais espontaneamente.

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.