5 atitudes que te prejudicam no trabalho e você deve parar de fazer já

Existem algumas atitudes que podem te prejudicar seriamente no trabalho e você deve evitar para não criar maiores problemas para você e para seus colegas. Além de manter sempre uma atitude de cordialidade em seu ambiente de trabalho, ser um profissional competente perpassa por questões práticas como organização, foco e inteligência emocional. Confira a seguir as 5 atitudes que você deve evitar em seu ambiente de trabalho:

1. DESORGANIZAÇÃO

desorganização no trabalhoSua estação de trabalho parece ter passado por um vendaval e você mal consegue encontrar uma caneta no meio de tanto papel? Precisa entregar documentos importantes mas simplesmente não consegue encontrá-los no meio de tanta papelada que fica espalhada pela sua mesa? Já perdeu prazos ou clientes porque simplesmente não conseguiu encontrar as informações necessárias a tempo?
Se você respondeu “sim” a pelo menos uma dessas questões, se ligue! Sua desorganização pode estar chamando atenção de seus chefes e isso não é nada bom.
Uma pessoa desorganizada, além de não conseguir dar conta de suas demandas, passa a impressão de inabilidade para lidar com os processos da empresa.

Dica: Mantenha sua mesa sempre em ordem e organize as coisas que você mais usa no seu dia a dia dentro de gavetas e porta-trecos, isso vai auxiliar você na hora de achar algum material que você precise. Se em seu trabalho você precisa lidar com um grande volume de documentos, use os post-its coloridos separando-os por categorias. Isso vai reduzir muito o tempo de procura de documentos importantes.

2. BATER SEMPRE DE FRENTE COM O GESTOR

discutir com o chefeEste é um tema muito delicado, pois requer uma boa dose de discernimento e ponderação, pois discordar de superiores sempre é algo que deixa os funcionários apreensivos. No entanto, uma empresa que valoriza a multiplicidade de opiniões tem mais chances de desenvolver boas ideias e soluções para seus problemas e isso é algo extremamente positivo. Porém “bater de frente” com os gestores é diferente de expressar uma opinião divergente da dele. Isso quer dizer que um funcionário que está sempre questionando a autoridade e as decisões de seu gestor tem grandes chances de cair na antipatia do chefe e consequentemente dificultar a relação no trabalho e possíveis promoções posteriormente.

Dica: Sempre avalie o por quê de você discordar da opinião ou posicionamento de seu gestor. Se concluir que existem sim, motivos plausíveis para tal, vale a pena interferir e se colocar de forma educada e ponderada, lembre-se, discordar não é um problema, pode inclusive ser bastante produtivo, o problema surge quando ao invés de contribuições positivas suas interferências passam a ser vistas enquanto insubordinação.

3. ATRASOS

atrasos no trabalhoSe seu contrato com a empresa não preveem horário flexível ou possibilidade de cumprir parte de seu expediente home office, elimine da sua vida a soneca do celular e cumpra seus horários.
Contratempos acontecem com todo mundo, mas chegar atrasado toda semana seja porque dormiu demais ou porque seu cachorro fugiu não são bem vistos no ambiente de trabalho. Cumprir horário também faz parte das responsabilidades de um funcionário eficiente, e você não vai querer criar um climão com seu superior porque anda se atrasando, não é mesmo?

Dica: Esqueça essa história de colocar o despertador em modo “soneca”. Além de ser ruim para sua saúde, – pois isso deixa a pessoa mais cansada – as chances de você se atrasar e perder o horário do transporte público ou pegar um trânsito daqueles é significativa. Organize suas coisas na noite anterior e levante assim que seu despertador tocar, você otimizará seu tempo e estará mais disposto durante todo o dia.

4. APONTAR AS FALHAS DOS COLEGAS DE TRABALHO

apontar o erro do colega de trabalhoSe você não está num cargo de gestão não tem porquê ficar apontando os erros dos outros funcionários. Além de ser uma atitude desnecessária, é frequentemente avaliada como um posicionamento de soberba e egoísmo pelos outros colegas e pelo gestor.
Se os erros de um colega estão afetando seu trabalho, cabe ir conversar diretamente com esta pessoa e não ficar falando sobre isso pelos corredores ou na fila do cafezinho.
Caso a coisa seja de fato grave, aguarde seu gestor tomar uma atitude, pois se de fato é algo muito gritante certamente você não foi o único a perceber. Mas, se ainda assim os problemas persistirem, cabe você chamar seu chefe em particular e levar a questão, sempre com exemplos concretos de problemas que foram causados pelas atitudes do funcionário, para não soar como mera fofoquinha.

5. FOFOCAS

fofocaJá diz o ditado: “Quando Pedro fala de João para Francisco, eu conheço mais de Pedro do que de João”. Em outras palavras, ficar falando de seus colegas de trabalho para outros colegas de trabalho mostram mais sobre você e seu caráter do que sobre a pessoa alvo da fofoca. Além de deixar o ambiente de trabalho pesado e com um climão desnecessário, mostrar que você sabe mais da vida alheia do que de suas tarefas laborais demonstra além de imaturidade que você deve estar bastante desocupado e consequentemente atrasando suas demandas. Por isso, fique longe dos pontos de fofoca e mantenha uma relação de cordialidade com todas e todos.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.