Saiba como driblar a timidez em entrevistas de emprego

Como driblar a timidezEm entrevistas de emprego é comum que haja um certo medo ou desconforto, resultando no “branco” e na famosa timidez. A timidez é um fantasma que assombra muita gente, principalmente em situações de avaliação.

Algumas pessoas são tímidas em praticamente todos os ambientes, outras desenvolvem essa característica quando se deparam com situações específicas. Em qualquer um dos casos você não pode deixar que a timidez seja um empecilho para alcançar seus objetivos, principalmente os profissionais. Veja como você pode tentar diminuir a timidez em uma entrevista de emprego.

Leia também: Confira 7 dicas infalíveis para não errar na aparência

Seja honesto com você e com o entrevistador

Para gerenciar uma dificuldade como a timidez é necessário que primeiramente você reconheça que a possui. Alguns sinais de timidez são: pensamentos negativos sobre si mesmo, medo de avaliação negativa, vergonha e ansiedade.

Não adianta mentir para os outros, caso seja indagado sobre, admita que é tímido e não tente excessivamente parecer alguém que não é durante a entrevista. Não adianta mentir, lembre-se que se for contratado você provavelmente terá que manter essa mentira.

Ensaie sua entrevista

Nada justifica que você finja ser quem não é, no entanto, é de extrema importância que você não deixe que a timidez atrapalhe seu desempenho na entrevista. Para um bom resultado, pratique em casa para a entrevista, elabore possíveis respostas e, se for necessário, ensaie. Isso mesmo, diga em frente ao espelho ou com a ajuda de outra pessoa o que pretende falar na entrevista para se sentir mais confortável quando o momento chegar.

Pense duas vezes, antes de falar

Existem algumas perguntas que você deve fazer em uma seleção de emprego.  Mas, além de perguntar, em uma entrevista você precisa dar várias respostas.

Pessoas tímidas costumam pensar um pouco mais antes de dar uma resposta, isso não é um problema. Não precisa ter pressa em responder a pergunta assim que o recrutador acabar de falar. Você pode falar no seu tempo. A única coisa que não pode acontecer, claro, é ele esperar meia hora para você finalmente dar uma resposta. Pensar um pouco a respeito do que vai ser dito pode ser muito útil para dar melhores respostas.

Fale sobre o que gosta

Toda pessoa tem algum assunto que gosta e que ao falar se sente mais confortável. Então, sempre que possível tente falar durante a entrevista de emprego sobre temas que você gosta. Isso pode fazer com que a timidez diminua durante a conversa. Tome cuidado, esses temas que você curte precisam estar ligados ao contexto da conversa e serem relevantes para o recrutador.

Aproveite este momento também para destacar algumas das suas habilidades. Dá uma olhada nas cinco habilidades que fazem os olhos dos recrutadores brilharem neste post.

Esteja confiante. A entrevista não costuma ser a primeira fase do processo de seleção, o recrutador está tendo este tempo de avaliação com você porque muito provavelmente algo já chamou a atenção dele antes, como o seu currículo. Veja aqui tudo o que você precisa saber antes de encarar sua primeira entrevista de emprego.

Tem alguma dica ou experiência que deseja compartilhar a respeito de entrevistas de emprego? Não deixe de comentar!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *