Você sabe como são tiradas as férias ao redor do mundo?

Foto: Freepik

Atire a primeira pedra quem nunca disse “o ano termina e minhas férias não começam”, quando percebeu que faltavam apenas algumas semanas para essa época tão esperada. No Brasil, o direito ao descanso remunerado anual é garantido pela Constituição com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Em terras tupiniquins o trabalhador brasileiro pode tirar 30 dias, sendo 22 úteis, corridos ou parcelados em até três períodos (decisão consolidada após a Reforma Trabalhista). Porém, se você pensa em trabalhar em outros países saiba que os períodos longe da labuta variam ainda mais. Quer saber como são? Confira abaixo!

Estados Unidos

Ao contrário do que acontece no Brasil, no país norte-americano não há leis federais que obriguem empregadores a conceder férias remuneradas. Mas isso não quer dizer que a população não consiga tirar férias. Há, sim, descanso pago. O que acontece é que as políticas adotadas variam entre as companhias. A maioria delas oferece três semanas de folga somente depois de cinco anos de serviços prestados.

China

A gigante asiática é uma das que tem o menor tempo de férias para seus trabalhadores. No país, nos primeiros dez anos de trabalho, o funcionário recebe cinco dias de férias. Após esse o período os dias dobram. Porém, só com 20 anos de empresa é que o funcionário pode usufruir do máximo de 15 dias.  

Reino Unido

O sonho de quem de qualquer pessoa que anseia pelas suas férias está nas terras da rainha. No Reino Unido um funcionário tem direito a 28 dias úteis de descanso remunerado, uma das maiores médias do mundo, sendo de cinco a seis semanas de folga. São elegíveis trabalhadores em tempo integral, parcial, temporários e os trabalhadores informais. Apenas autônomos não têm direito às férias remuneradas.

Argentina

Do nosso lado, no país dos hermanos, a duração das férias também não é lá grande coisa. Um trabalhador argentino tem apenas 10 dias (úteis) de férias remuneradas ao ano ⅓ das brasileiras. Lá, segue-se o princípio de senioridade, ou seja, é calculado por tempo de serviço, podendo chegar a 35 dias totais, dependendo do tempo de contribuição do funcionário.

Canadá

Eleito um dos melhores países para se viver do mundo, o funcionário canadense tem de 10 a 20 dias úteis, por ano, para tirar férias. Com jornadas de trabalho de 35 a 40 horas semanais, o trabalhador pode solicitar o direito a partir de seis meses de trabalho. Porém, ao contrário do Brasil as férias não são pagas. O descanso classificado em dias não trabalhados e só pode ser pago caso haja um acordo prévio entre empregador e funcionário.

 

E você? Já tirou férias remuneradas alguma vez? Manda para a gente sua dúvida nos comentários!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.