Como se destacar no LinkedIn sendo estudante?

O LinkedIn é uma das redes sociais mais importantes do mundo e não dá para negar que ter um bom perfil na plataforma tem se tornado uma boa estratégia para quem quer destaque no mercado profissional. Afinal, lá é possível se conectar com recrutadores e funcionários com vasta experiência, por isso, vem atraindo muitas pessoas que buscam oportunidade de emprego ou até mesmo de estágio. Mas como chamar atenção dos recrutadores quando não se tem experiência e ainda é universitário? 

Continue a leitura para conferir como o LinkedIn pode ser uma ótima alternativa para os estudantes!

Observe a sua apresentação

Em primeiro lugar, preste atenção na foto que você irá escolher para o seu perfil. Ela é um detalhe super importante, pois é responsável pela primeira impressão que as pessoas têm ao entrar na sua página. Um verdadeiro cartão de visitas!

Para escolher a composição da foto é necessário levar a sua profissão em consideração, tá? Se a sua área for mais formal, o ideal é tirar uma foto como se estivesse pronto para trabalhar em um escritório, por exemplo. Mas, de modo geral, evite fotos com bonés, óculos de sol, em praias, em festas ou com outras pessoas. Se estiver sem ideias, escolha um fundo neutro ou uma estante de livros como plano de fundo, que tal?


Ah, é legal também personalizar a URL com o seu nome e sobrenome! Essa tática permite que os recrutadores achem o seu perfil com mais facilidade e ainda fica bem mais organizado no currículo, concorda?

Também tenha muito cuidado com os erros de português, isso pode te eliminar de forma imediata de uma possível vaga, já que erros ortográficos ou de concordância podem passar uma imagem de descuido e falta de preparo. Revise com cuidado antes de publicar e, se precisar, peça a ajuda de um amigo.

Por fim, lembre-se que apesar de ser uma rede social, o LinkedIn é usado exclusivamente para fins profissionais, por isso, muita atenção ao que você escolhe para postar. Evite publicações pessoais como a sua rotina, piadas ou qualquer outro tipo de situação que fuja da esfera profissional.

Mantenha o perfil atualizado

Nada de abrir a conta e largar o perfil sem atualização, tá? Mesmo que você não tenha experiência profissional, busque manter o seu perfil atualizado com as informações da sua vida acadêmica e experiências que você tenha vivenciado na universidade, como congressos, eventos, trabalhos voluntários e o período do curso. Muitas pessoas acabam perdendo ótimas oportunidades de estágio porque deixaram de atualizar esses dados.  O recrutador não vai pausar tudo o que está fazendo para perguntar a cada candidato se as informações que estão na rede social são recentes ou não. Esteja atento!

Interaja com as conexões

Se você acabou de chegar no LinkedIn, comece solicitando conexão aos colegas de sala e professores, além de seguir as páginas de empresas de seu interesse. Aos poucos, outras pessoas da sua área vão surgindo e sua rede de contatos só vai aumentar! Mas o trabalho não para por aí: acompanhe, curta e comente as publicações das suas conexões, se mantenha ativo na rede!

Ah, nada de sair fazendo conexões aleatórias só pra aumentar o número de pessoas, tá? Preze pela qualidade e não quantidade da sua rede de contatos. Ter pessoas que nada têm a ver com a sua área só vai atrapalhar a comunicação com as que são da sua profissão.

Estudante conectado!

Viu como é fácil aproveitar o que o LinkedIn tem para oferecer mesmo ainda sendo estudante? Não deixe de utilizar essa plataforma tão importante para divulgar o currículo e conhecer novos profissionais! Pensar no futuro da sua carreira com antecedência, aumenta bastante as chances de você se destacar no mundo corporativo. Boa sorte!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.