Como solicitar feedback de um processo seletivo?

A gestora de Recursos Humanos Mônica Andrada explica como deve ser a postura dos candidatos neste momento

Aguardar a resposta de um processo seletivo nem sempre é tarefa fácil para os candidatos. Muitos se questionam se podem entrar em contato com a empresa solicitando um retorno após a entrevista. Pensando nisso, conversamos com uma gestora de Recursos Humanos para saber qual deve ser a postura tomada pelo pretendente à vaga. Mônica Andrada afirmou que o estabelecimento não é obrigado a dar um retorno e, por isso, a maioria não adota a prática. Contudo, a profissional destaca a relevância. “O feedback é tão importante quanto qualquer outra parte de seleção. Acho essencial comunicar ao candidato que não foi escolhido, para auxiliá-los na construção de sua carreira e na busca por oportunidades melhores”.

Para a gestora de RH, o candidato pode solicitar uma resposta após o processo seletivo, mas faz um alerta interessante. “É preciso se atentar a algumas condições para não se prejudicar, como por exemplo: solicitar retorno antes do prazo indicado;  não enviar mensagens nas redes sociais da empresa/entrevistador; se o contato foi pelo e-mail, não ligue para a empresa ou entrevistador; não ligue em tom de cobrança; não entre em contato insistentemente.”

“É muito importante ser paciente e não entrar no modo de confronto pela demora do resultado para que não seja prejudicado. Por isso, seja educado, cordial, na hora de pedir um retorno sobre o processo em que participou”, completa. Mônica também dá uma dica para o candidato que deseja pedir um retorno: “utilize sempre o mesmo meio de comunicação que a empresa ou entrevistador usou para falar com você durante o processo seletivo e aproveite para reforçar que você tem interesse em trabalhar na empresa”.

Por fim, a profissional de Recursos Humanos ainda destacou qual deve ser a postura do pretendente à vaga depois de receber a resposta da empresa. “Nem sempre a gente tem o resultado que quer e precisamos lidar com isso, então não questione o resultado dado pela empresa, mas você poderá pedir um feedback sobre seus pontos de melhoria, pois te ajudará na próxima vez. Seja educado, demonstrando maturidade e profissionalismo”, afirma.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.