Veja 3 orientações para comunicar resultados a sua equipe de maneira eficiente

comunicar resultados a equipe/FreepikAs decisões tomadas no ambiente empresarial precisam ser realizadas com base em dados. Eles que quantificam os resultados, mostram se os prazos foram respeitados e as metas alcançadas. Uma parte fundamental do acompanhamento do desempenho é comunicar os êxitos e as dificuldades para os colaboradores da empresa. Afinal, eles também são responsáveis pelo o que foi ou não conquistado.

A primeira coisa que você precisa ter em mente, enquanto gestor, é que os resultados estão ligados à adesão da cultura da empresa pelo funcionário. Como assim? É preciso que os colaboradores tenham internalizado os valores, a missão e a visão do ambiente que exerce suas funções. Eles vão buscar ser mais produtivos a partir do momento em que acreditarem e vivenciarem esses três pilares.

Depois, é necessário que haja uma boa comunicação entre a gestão e seus colaboradores. Por isso, separamos três orientações para comunicar resultados a sua equipe de maneira eficiente. Veja!

1 Comunique ao invés de só informar

Existe uma diferença entre comunicar resultados aos membros de sua equipe e manter eles apenas informados. Os resultados podem ser informados de forma simples através de um painel no ambiente de trabalho ou através de uma planilha enviada por e-mail. No entanto, isso não significa que o contato com esses dados vai gerar efeitos necessários, que são: o de incentivar o que está funcionando e corrigir ou prevenir possíveis problemas.

Para que isso aconteça é preciso se comunicar com os membros da equipe. Como por exemplo, convocando uma reunião e apresentando o desempenho do time. Ressaltando para cada conquista quem foram os responsáveis por ela. Além disso, é preciso mostrar quais são as resoluções futuras para a empresa a partir dos resultados obtidos. Assim, os colaboradores se sentirão valorizados e compreenderão a necessidade de obter um melhor rendimento.

2 Implante uma cultura de feedbacks

Segundo a pesquisa “Estatísticas da importância em dar feedback para funcionários”, 39% dos empregados relatam que não se sentem valorizados no trabalho. O dado foi divulgado em 2014 pela Officevibe, empresa que desenvolve ferramentas que promovem o bem-estar no ambiente de trabalho em mais de 100 países.

Isso demonstra a necessidade de reconhecer cada funcionário como um indivíduo que precisa ser compreendido e estimulado individualmente.Para possibilitar esse tipo de incentivo, é preciso implantar uma cultura de feedbacks. O termo feedback vem do conceito de retroalimentação. O colaborador desempenha suas atividades e depois recebe um retorno, o ‘feedback’, do seu gestor.

A partir disso, mantém o que está funcionando e muda o que precisa ser melhorado. O ideal dentro de uma cultura de feedbacks e é que eles sejam constantes e estejam integrados ao cotidiano profissional. Após cada atividade, sempre que possível, é importante dar uma palavra de incentivo e orientações ao funcionário. De acordo com a Officevibe, 43% dos colaboradores mais engajados recebem feedback, no mínimo, uma vez por semana.

Lembre-se: caso tenha críticas a fazer, sempre faça de forma privada, com cautela. Uma reclamação feita no ambiente incorreto leva ao constrangimento. Inclusive, essa é uma das cinco atitudes que te prejudicam no ambiente de trabalho e você deve parar de fazer já!

3 Utilize o método sanduíche

Calma, não é um receita de x-burguer. O método sanduíche é utilizado por gestores e líderes para estruturar o feedback. O processo consiste em três etapas: a base do pão, o recheio e o fechamento do sanduíche. Entenda:

a) A base do pão

Inicie a conversa apresentado os pontos fortes do seu funcionário. Mesmo ao falar de algo que não tenha ido muito bem, use palavras positivas para que ele entenda que essa é uma conversa amigável. Afinal, o objetivo é alcançar resultados positivos com o feedback.

b) O recheio

Essa é a parte mais importante. Destaque qual problema ou dificuldade seu colaborador possui. Dê um exemplo de uma situação real e abra espaço para que ele também possa falar. Permita que ele tire suas dúvidas e apresente justificativas ou motivos para o ocorrido. Em seguida, exemplifique qual a atitude deve ser tomada, o que espera dele. Juntos, tentem pensar em possíveis soluções e caminhos para alcançar o esperado. E, por último, estabeleça um acordo onde haja o comprometimento do colaborador em melhorar.

c) Fechando o sanduíche

Volte a destacar os pontos positivos do seu colaborador e indique que confia na possibilidade dele atingir o que é esperado.

Tem mais algum método que usa para se comunicar com a sua equipe? Compartilhe conosco nos comentários!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.