Como conciliar a vida profissional e acadêmica?

Como conciliar a vida profissional e acadêmica? - Foto de capaA carreira acadêmica é um caminho possível para o profissional que ingressa no Ensino Superior. No entanto, um desafio se inicia para aqueles que desejam não só se envolver com a produção acadêmica, mas também querem estar comprometidos com o mercado. É nesse momento que uma pergunta surge: como conciliar a vida profissional e acadêmica?

O que é carreira acadêmica?

A carreira carreira acadêmica exige tempo e dedicação para o desenvolvimento de produções científicas. O profissional precisa se manter atualizado através de cursos de especialização, podendo se aprofundar na sua área de estudos através de um Mestrado ou Doutorado.

A produção de artigos, dissertações e teses, assim como o desenvolvimento de pesquisas, não se encerra após atingir o grau de doutor. Quem segue a carreira acadêmica também pode se dedicar a dar aulas em universidades, faculdades ou centros universitários. Imagina ter que fazer tudo isso e ainda atuar em uma empresa ou gerir seu próprio negócio?

Calma, você pode ter sentido o cansaço só de pensar nessa possibilidade. Mas, seguindo as nossas próximas dicas, você pode atingir o sucesso na sua carreira acadêmica e profissional. Confira!

1 Esteja sempre prevenido

Já ouviu que é melhor prevenir do que remediar? Isso vale para quem precisa conciliar atividades profissionais distintas. Sempre que souber o que precisa fazer ou entregar, planeje a atividade com antecedência. Imprevistos acontecem, assim como novas demandas, por isso não tenha receio de estar sempre antecipado. Planeje bem quando e como dará conta tanto das demandas acadêmicas quanto do seu outro local de trabalho.

Dê preferência a empregos e empresas que possuam horários e agendas flexíveis. É interessante que você apresente a sua carreira acadêmica como algo que promove o seu crescimento como profissional e pode provocar aumento nos seus resultados no ambiente de trabalho. Assim, os horários dedicados para o seu desenvolvimento acadêmico podem ser vistos de maneira positiva pelo empregador.

2 Organize suas finanças

Alguns vínculos acadêmicos necessitam de dedicação exclusiva. Ou seja, existem oportunidades de empregabilidade em Universidades, por exemplo, onde você precisa se dedicar a dar aulas na instituição e produzir trabalhos acadêmicos sem trabalhar em outro local. O mesmo vale para alguns estudantes bolsistas de mestrado e doutorado. A concessão do auxílio só é mantido caso haja dedicação exclusiva à pesquisa.

No caso, quem mantém em paralelo a carreira acadêmica e a vida profissiona,l não se enquadra no grupo de pessoas acima. Desenvolver pesquisas e produzir trabalhos acadêmicos geram custos. Algumas dessas despesas são referentes ao transporte, mensalidade, compra ou impressão de material para estudos, valor de submissão de trabalhos em eventos. Por isso é preciso ter um bom orçamento para que não ter problemas no fim do mês. Comprometa um percentual da sua renda a fim de sobrar um valor para diversão e possíveis gastos inesperados.

3 Respeite a si mesmo

Para conciliar as sua obrigações é essencial que você reconheça seu potencial, suas limitações e respeite ambos. Tenha paciência, nem todos os dias as coisas vão sair como o planejado. Entretanto, você não pode deixar que isso abale a sua confiança e te afaste do seu propósito. Uma vez definido seu alvo, foque nele através de metas possíveis de serem cumpridas. Tenha em mente que são os pequenos passos que definem o rumo da caminhada.

Cuide da sua alimentação, pratique exercícios e preserve as oito horas de sono diárias indicadas. Consulte um clínico geral regularmente para realizar exames avaliativos da sua condição corporal e ser encaminhado para demais especialistas. Não esqueça de separar momentos para apreciar a companhia de amigos e familiares.

Gostou das nossa dicas? Conheça mais sobre programas e bolsas de pesquisa para ingressar na carreira acadêmica!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.