Confira 7 atitudes que podem te ajudar a ser promovido no trabalho

Conquistar a tão sonhada promoção no trabalho não é tão simples e necessita de empenho e esforço dos profissionais para alcançar esse objetivo. Ter as atitudes certas pode ser o diferencial para subir de cargo e ganhar um salário melhor. Mas, afinal, quais condutas podem fazer você ser promovido? Em entrevista, o psicólogo organizacional e headhunter Cleyson Monteiro listou sete atitudes que podem fazer você subir de cargo na empresa. Confira:

1- Tenha foco

“Uma das atitudes principais é o foco, o sentido e o objetivo. Então, qual é o seu objetivo profissional? Onde você quer estar e o que está fazendo para chegar lá? Através disso, você tem uma meta, e quando se tem uma meta, você vai em busca dela. Você vai se qualificar, se preparar e desenvolver suas habilidades e comportamentos para que você alcance seus objetivos traçados.”

2 – Desenvolva inteligência emocional

“A inteligência emocional é um conceito que caracteriza o indivíduo capaz de identificar seus sentimentos e suas emoções com mais facilidade, principalmente quando ele pratica isso através da influência na sociedade ou na empresa que participa. Ela caracteriza o indivíduo como um mediador, uma pessoa que observa os pontos fortes e fracos, que trabalha as atitudes e que busca, através de suas habilidades internas emocionais, tratar todo o quadro de estresse e ansiedade que o mercado atual tem trazido. O profissional que apresenta essa inteligência emocional consegue trabalhar esses elementos modernos de forma ampla, principalmente buscando oportunizar o desenvolvimento das pessoas próximas e os objetivos da empresa. Esse é um profissional muito valorizado e quem tem essa conduta é muito bem visto.”

3 – Comprometa-se

“Um profissional comprometido com a causa da empresa, com os princípios éticos e que atua de forma moderada, é muito bem visto nas organizações. O comprometimento é uma característica que faz com que o indivíduo busque sempre alcançar o objetivo que ele traçou e tenta utilizar a inteligência emocional. Um trabalhador comprometido consegue estabilizar suas emoções, consegue ter convicção de suas atitudes e trabalhar de forma racional, buscando sempre os princípios básicos que a empresa exige. Esse é o tipo de profissional e característica muito bem observados na modernidade.”

4 – Tenha resiliência

“É muito comum no dia a dia de trabalho acontecerem situações adversas que deixam o indivíduo frustrado e um profissional resiliente tem a habilidade de se colocar em uma condição de entender, contornar e superar esses desafios. Eu vejo hoje que grande parte das empresas promovem profissionais que sejam resilientes, que tenham a capacidade de conduta, de aguentar e superar as pressões utilizando o bom senso e, principalmente, a persistência.” 

5 – Seja empático

“Se tem falado muito no mercado de trabalho sobre a capacidade do indivíduo de se colocar no lugar do outro, principalmente no período pós-pandemia. A empatia faz com que o profissional se torne um líder nato, respeitado e influenciador. É através da empatia que o colaborador se aproxima da empresa, principalmente quando se coloca no lugar do outro e consegue ligar com os problemas, as pressões, as metas, as condutas e com os desafios de uma forma mais ponderada. Quando o indivíduo é empático, ele é humano, e hoje é uma característica que as empresas estão buscando muito.”

6 – Tenha flexibilidade

“Uma atitude muito significativa e importante é a flexibilidade. Um profissional multitarefas, flexível, que hoje está trabalhando em uma plataforma, amanhã já está trabalhando em outra. Esse profissional versátil que tanto trabalha no ambiente virtual quanto presencial, que tem a habilidade e a possibilidade de mudanças e que às vezes tem um negócio aqui, amanhã tem uma webconferência em outra cidade, depois tem uma reunião em outro estado. Tudo isso mostra a capacidade do trabalhador e seus atributos. O profissional que tem flexibilidade faz o tempo correr ao seu favor.”

7 – Faça networking

 “Por último, é o networking que faz o profissional ser promovido e respeitado, porque quando você tem uma rede conectada de profissionais que lhe conhecem e que lhe dão o devido valor pelas atividades e atributos, é muito valorizado pela empresa. Esse tipo de profissional não é fácil de encontrar no mercado e tem a capacidade de se inter-relacionar e provocar melhorias tanto no ambiente profissional, quanto no pessoal. O mercado de trabalho valoriza muito os indivíduos que identificam e buscam oportunidades através da sua rede de contatos.”

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.