Confira as dicas para se tornar um trainee

Muitos estudantes no final da graduação ficam em dúvidas em relação ao futuro. Participar de um programa de trainee é uma oportunidade de ter a carteira assinada e ingressar em grandes companhias com chances de aprendizagem e crescimento profissional.

Conquistar a vaga pode parecer não ser uma tarefa fácil porque algumas seletivas costumam ser exigentes quanto ao currículo e os conhecimentos adquiridos pelos jovens durante sua formação. 

A maioria das empresas que possuem programas de trainee estão em busca de novos líderes, para isso querem pessoas qualificadas, com habilidades que vão desde as técnicas e específicas de cada função até a capacidade dos candidatos de assumirem responsabilidades e se relacionarem com os colegas. 

Confira as dicas para se tornar um trainee

Antes da seleção, dedique-se durante o curso superior

Os recrutadores quando estão em busca do candidato ideal para a vaga no programa de trainee selecionam os que possuem o currículo mais completo em relação a participação do estudante em congressos, oficinas, workshops, cursos extracurriculares. Quanto mais enriquecedora tiver sido a caminhada acadêmica mais chances tem daquela pessoa torna-se um trainee. 

Invista em um idioma

Boa parte das seleções exige o conhecimento de um idioma estrangeiro. O mais cobrado é o inglês. Que tal aproveitar que ainda está na faculdade e investir em aprender uma língua nova? Muita gente tem facilidade em aprender sozinho, vendo séries e filmes. É uma dica! Se já possui o conhecimento na língua inglesa, por que não aprender um outro? Espanhol, por exemplo, e já chegar na seleção com este diferencial!

 Adquira experiência no estágio

O estágio profissional é uma ponte da vida acadêmica para a profissional. Pode ser uma boa oportunidade de tirar o máximo proveito para aprender coisas novas, com o convívio com profissionais mais experientes, se desafiar e ainda ter o dinheiro da bolsa para custear o aprimoramento curricular, por exemplo. 

Já foi chamado para uma seleção de trainee? Veja as dicas da analista de recursos humanos do Grupo Ser Educacional, Iara Cysneiros, para se dar bem na seleção:

Escolha programas que você tenha identificação

Não vai adiantar chegar como melhor candidato, o mais preparado, com inglês na ponta da língua, se a empresa não estiver dentro das suas expectativas e seus ideais de vida. Vai ser perda de tempo de ambos os lados.

“É muito importante a identificação do candidato com a empresa para que ele possa desenvolver um bom trabalho. Conhecer sobre a empresa, como está posicionada no mercado, qual a missão, visão e valores dessa organização e se certificar que existe uma identificação com a mesma. Ser o mais sincero possível em todas as etapas de seleção.”, afirmou a analista. 

Segundo a especialista um candidato para sair da seletiva com a conquista da vaga deve 

Apresentar uma comunicação clara e efetiva, mostrando uma postura proativa e participativa durante as etapas de seleção. Além disso, as empresas buscam por pessoas que demonstram uma vontade de crescer junto com a organização, buscando aprender e se reinventar, com um plano de carreira objetivo. 

O que compromete a escolha de um candidato? 


Para Iara Cysneiros, os aspirantes a trainee precisam ser comprometidos. É preciso chegar a uma seletiva com boa aparência e não se atrasar para as etapas presenciais, além de outros detalhes que podem fazer a diferença, como o endereço do email que o candidato divulga para a seletiva.

“Perder prazos e etapas do processo e incluir e-mails com apelidos demonstra falta de maturidade. Um processo seletivo requer um pouco mais de formalidade”, conclui Iara Cysneiros. 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.