Vai para uma entrevista de emprego? Confira 7 dicas infalíveis para não errar na aparência

Saiba como ter uma boa aparência na entrevista de emprego

Saiba como ter uma boa aparência na entrevista de emprego

Vestir-se para uma entrevista de emprego é uma das partes mais importantes da seleção. É preciso ter cuidado com a roupa escolhida, já que muitas empresas ainda prezam por vestimentas mais tradicionais e clássicas dentro do ambiente corporativo. Entretanto, também é importante se adequar ao perfil da empresa que você almeja uma vaga.

Leia também: Dicas na hora da entrevista de emprego

Cinco habilidades que fazem os olhos dos recrutadores brilharem

O Analista de Carreiras do Núcleo de Empregabilidade e Carreiras do Grupo Ser Educacional, Everton Machado dos Santos, é essencial se adequar e ir buscar a entrada no mercado de trabalho em um local que tenha a ver com sua área. “Ir para outro local pode ser uma interferência na personalidade enquanto profissional”, comenta. Para ajudar você a ter uma aparência adequada na seleção de emprego, trouxemos algumas dicas dadas por Santos. Confira a seguir:

1 – Primeiramente, conheça o perfil da empresa em que você quer trabalhar

A dica mais importante de todas, com certeza, é que o candidato à vaga seja informado. É fundamental, portanto, que você conheça bem o perfil da empresa que oferece a oportunidade. Isso porque algumas companhias permitem que, em determinados setores, os funcionários usem roupas menos formais, devido às funções exercidas. Antes de montar o look da entrevista, pesquise sobre o perfil da empresa.

2 – Use roupas neutras

Prefira vestimentas que sejam neutras dentro do ambiente de trabalho. A depender do local, você poderá usar uma camisa social, calça social ou até mesmo blazer. Evite cores muito vibrantes e que destoem da decoração da empresa em que você vai ser entrevistado. Caso não saiba exatamente como é dentro da companhia, prefira as cores neutras. Branco, preto, marrom, bege e cinza são coringas nas situações, inclusive em entrevistas de emprego.

3 – Cuide da aparência

Mesmo sendo uma regra para todas as ocasiões, na entrevista de emprego isso conta bastante. Além de se preocupar com as roupas, também dê atenção a aparência. Arrume os cabelos, faça a barba (preocupe-se em deixá-la simétrica), corte e limpe as unhas, confira o nariz.

4 – Cuidado com a maquiagem

Exceto em empregos em que a maquiagem exuberante é ponto a favor, tenha cuidado com o quanto de maquiagem vai usar – quais cores vai passar. A depender da função que você almeja, é importante ficar atento(a) às possibilidades de ousar um pouco mais ou ser mais tradicional. Usar pinturas muito fortes ou pesadas no rosto pode, inclusive, desviar a atenção do recrutador – e ele não conseguir prestar atenção no que você está falando.

5 – Avalie sua postura

Cuidado com sua postura, ela pode não condizer com a forma que você se vestiu para a entrevista. Sentar de forma correta, sem se “despojar” demais na cadeira, falar em um tom de voz razoável e não gesticular muito são algumas dicas para manter o equilíbrio entre a aparência visual e comportamental.

6 – O cabelo também deve ser avaliado

Mantenha tudo alinhado. A dica é não ousar muito em penteados e não usar adereços, tiaras, flores e demais objetos que podem ser colocados nos cabelos. É ideal deixá-lo mais ao natural possível.

7 – A depender do perfil da empresa, procure ocultar suas tatuagens

Atualmente, as corporações já estão mais conscientes sobre manter funcionários que possuam tatuagens pelo corpo. Entretanto, todo cuidado é pouco. Caso você trabalhe com vendas e com o público, por exemplo, oculte, ao máximo que puder, os desenhos que possui na pele.

E aí, o que você achou? Conta pra gente como vai se vestir na próxima entrevista!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *