Conheça 3 empreendedoras brasileiras que inspiram qualquer um

Em um caminho sem volta, as mulheres estão dominando o mundo dos negócios. É o que aponta o estudo de 2014, da  Global Entrepreneurship Monitor (GEM), principal pesquisadora de empreendedorismo do mundo. Segundo o levantamento, 51,2% dos empreendedores que iniciam negócios são mulheres, o que contribui para o aumento da autonomia financeira do cenário feminista.

De acordo com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), esse crescimento tem ocorrido nos últimos 14 anos. Dentro desse contexto, separamos uma lista com a história de três mulheres que compõem essa lista e inspira qualquer um. Confira!

Reprodução/Facebook

1-Zica Assis

Em uma história que envolve tanto o empoderamento feminino quanto o combate ao racismo, Zica Assis é uma mulher de negócios negra que enche o Brasil de orgulho. Sua história de luta começa na infância, quando inicia seu trabalho aos 9 anos de idade como babá, para poder ajudar a família.

Aos 21 anos de idade, ela resolveu investir em curso de cabeleireira para aprender a cuidar melhor das próprias madeixas e aparência,  além de ganhar uma renda.

Nesse período, Zica resolveu investir em trabalhar por conta própria. Foi então que ela notou, de maneira peculiar, o que faltava nos comuns salões da cidade: um local voltado para cabelos crespos e ondulados — e tornou-se a pioneira no segmento.

Zica Assis então fundou o Instituto Beleza Natural. Atualmente, a marca virou um franquia e já tem mais de 100 salões distribuídos no país, com quase 25 anos de existência.

2- Luiza Helena Trajano 

Reprodução/Facebook

Luíza Helena Trajano é um outro exemplo que nos dá lição de empreendedorismo. Responsável por uma das maiores redes de varejo do Brasil, a Magazine Luiza, conseguiu transformar uma pequena loja no interior de São Paulo em uma grande líder do mercado.

A loja foi iniciada pelos seus tios e ela trabalhava auxiliando-os. Hoje, como presidente, Luiza mostrou que tem competência para fazer uma empresa crescer. A marca já possui mais de 700 lojas espalhadas por 16 estados do Brasil.

A imagem pode conter: 1 pessoa

Reprodução/Facebook

3- Sônia Hess de Souza

Falar de empreendedoras de sucesso, implica citar também Sônia Hess de Souza, presidente da Dudalina. Ela, que é a sexta filha dos 16 filhos de dona Adelina e seu Duda, fundadores da empresa roupas, Dudalina, trabalhou no negócio da família e provou de novas vivências e oportunidades fora do país. Quando voltou, também buscou conhecer o trabalho de outras empresas e foi convidada por seus irmãos para expandir os negócios da família, em São Paulo. Sônia passou então a administrar o escritório da empresa na cidade e alavancou no segmento. A marca já é responsável por 50% das exportações brasileiras em camisaria masculina e conta com mais de 1,4 mil funcionários, sendo 70% da equipe formada por mulheres.

Qual dessas histórias mais te inspiraram? Conta para a gente!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.