Conheça 3 organizações para prestar trabalho voluntário

Ser voluntário traz benefícios para sua saúde e para a sua carreira. Foto: Freepik

A Organização das Nações Unidas (ONU) define o voluntário como a pessoa que por seus interesses pessoais e espírito cívico busca dedicar seu tempo em atividades não remuneradas que promovem o bem estar social ou em outros campos. Programas de voluntariado trazem benefícios para a saúde de quem pratica e ainda podem ser utilizados para alavancar o currículo.

Existem diversas organizações não-governamentais no Brasil que oferecem oportunidades de trabalho voluntário. Inclusive, é interessante procurar ONGs que realizam atividades voluntárias em seu próprio bairro ou cidade. No entanto, isso não impede que você tente ser voluntário em organizações que prestam assistência nacional e internacional. Por isso, trazemos aqui três delas para você se envolver e ajudar quem necessita. Confira!

1 ActionAid

Fundada em 1972, a ActionAid é uma organização internacional que está presente em 45 países. São alcançadas por ela em média 15 milhões de pessoas. No Brasil, a organização já beneficiou mais de 300 mil indivíduos em 2.4 mil comunidades. Os auxílios prestados pela ActionAid se concentram em cinco grandes áreas: agroecologia e clima; educação; cuidado focado em mulheres e meninas; participação e democracia; atendimento a áreas em situações de emergência.

A ActionAid tem seu apoio centrado nas doações. No entanto, ela oferece o programa Mão na Massa, onde o doador pode conhecer as comunidades apoiadas pela organização realizando serviços voluntários e fazendo um roteiro turístico sustentável. O objetivo é que o colaborador troque experiências com quem ele já ajuda através das doações e compreenda na prática a importância que há em ser um parceiro da ActionAid.

2 Greenpeace

O Greenpeace é um grupo pacifista e ativista que luta em favor do ambiente. Criado em 1972 nos Estados Unidos e com 25 anos de atuação no Brasil, a organização promove campanhas que consistem na investigação, exposição e confronto a partir das demandas ambientais dos 50 países em que trabalham. Para ser voluntário do Greenpeace, se tornar um agente de mudança, como é denominado pelo grupo, é preciso fazer parte do Greenwire.

O Greenwire é uma ferramenta de aprendizado e contato com os demais voluntários do Greenpeace Brasil. Entrando no site é preciso fazer um treinamento de boas-vindas e responder um questionário para comprovar que entendeu o que é ser voluntário do Greenpeace. Depois disso, é possível aprender mais sobre um tema de interesse, participar de grupos ou campanhas próximas a você e até criar seu novo grupo.

3 Organização das Nações Unidas (ONU)

Criada após o fim da Segunda Guerra, a ONU promove ações diplomáticas entre países e possui profissionais contratados. No entanto, essa mesma organização, oferece distintas oportunidades de voluntariado em locais que fogem do roteiro turístico tradicional e que precisam de pessoas dispostas a trabalhar intensamente.

O Programa de Voluntários da ONU (UNV) busca promover a paz e o desenvolvimento em diversas nações. As oportunidades de voluntariado são publicadas no site das Nações Unidas. São mais de 100 campos profissionais onde os voluntários podem atuar. Os interessados precisam possuir experiência em sua área de trabalho e falar fluentemente o inglês ou o francês ou o espanhol. O tempo médio de duração do voluntariado é de seis meses, apesar de ser voluntário, a ONU, em casas específicos, disponibiliza uma ajuda de custo para gastos básicos durante esse período. Quem deseja estar ligado à organização deve acessar www.onlinevolunteering.org para mais informações.

Não importa onde ou como, ser voluntário é a possibilidade que você tem para fazer a diferença na vida de outras pessoas. Se você já possui a vontade em si, não adie, comece seu planejamento e dedique-se a uma causa. O seu tempo pode ser doado para algo ou alguém que precisa dele.

 

Está interessado em ser voluntário em uma das organizações apresentadas aqui? Conte nos comentários!

Você pode gostar...

11 Resultados

  1. Marcelo Melo disse:

    Olá gostaria de ser Voluntário. Sou socorrista em resgate (APH )..Em emergência médicas. ..

  2. Rogerio T Costa disse:

    Ola,
    Sou acadêmico de Engenharia Civil, curso 8° semestre, tenho 57 anos, e para completar meu tempo fora dos estudos me disponho a serviços voluntario na area de minha graduação. Aonde eu poderia procurar? Ja pelo avançado de minha idade fica claro que a intenção e no campo pessoal.

  3. Vachini mayamba disse:

    OK Estou congolaise eu falo Portigués, français gostaria participar au program de volontario

    • LeiaJá disse:

      Olá Vachini mayamba, tudo certinho?

      Essas são organizações em que você pode se voluntariar. Fica atento no site deles para ver quando eles abrirão seleção de voluntariado! 😉

  4. Olá
    Sou estudante de psicologia, gostaria de uma oportunidade de participar deste processo, agregando meu conhecimento teórico as práticas do dia a dia, e obtendo mais experiência.

    • LeiaJá disse:

      Olá Ana Beatriz, tudo certinho?

      As organizações geralmente lançam editais para seleção dos voluntários, mas nada impede que você entre em contato diretamente com elas para oferecer-se.

      Boa sorte!

      😉

  5. Josinetedoria Dória Cruz disse:

    Eu sou estudante de Psicologia 8semestre e gostaria de um estagio voluntário.

    • LeiaJá disse:

      Olá Josinete, tudo bem? 🙂

      Você pode entrar em contato diretamente com as organizações que deseja contribuir voluntariamente e também ficar atenta ao site delas que algumas disponibilizam editais de seleção para voluntariado.

      Boa sorte em sua busca e parabéns pela iniciativa!

      😉

  6. Jose Roberto Cerqueira Santos disse:

    Olá, sou estudante no curso de Engenharia Civil tenho vontade de ajuda o proximo obrigado

    • LeiaJá disse:

      Que legal José!

      Essa é uma iniciativa que te transforma como pessoa e profissional, e sem dúvida é bastante gratificante.

      Conta pra gente em que tipo de organização você gostaria de fazer trabalho voluntário!

      😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.