Conheça as áreas do Direito Constitucional

Seguir carreira na área de direito constitucional é desejo de muitos. É nesse ramo que as leis máximas do Estado são executadas. Avaliam-se as origens, a natureza e os efeitos do texto constitucional, bem como os responsáveis por redigi-lo.

Nessa área, assim como em muitas outras do direito, leis e normas estão sempre se atualizando, e isso exige que o profissional sempre esteja atualizado. Uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), entre janeiro a julho de 2018, revela que a faixa salarial pode variar, de R$ 3.467 a R$ 9.073, a depender do cargo exercido.

Além disso, existem vários campos possíveis de se atuar em prol da garantia de direitos fundamentais que o Direito Constitucional propõe. Separamos uma lista, confira!

1.Promotoria

Um promotor atua na área criminal, combatendo a criminalidade e fiscalizando penas. Na área cível, ele é responsável pelos interesses da sociedade (saúde, portadores de necessidades especiais, consumidor, meio ambiente, fiscalização da probidade administrativa, infância e juventude, idosos etc.) ou indisponíveis (família, registros públicos).

2.Consultoria Legislativa

O consultor legislativo é o profissional responsável pelo assessoramento de diversos departamentos ligados ao Senado Federal. Seu papel é de auxiliar parlamentares no planejamento e execução dessas diretrizes, com legislação e fiscalizações.

A função de um consultor é dividida em dois grupos: assessores legislativos e os assessores de orçamento. Ambos possuem formações acadêmicas diferenciadas, focadas especificamente na área de atuação.

3.Defensoria Pública

Como o próprio nome já remete, o defensor público nada mais é que um advogado pago pelo Estado para defender- sem qualquer cobrança- os interesses daqueles que não têm condições financeiras de arcar com os custos de um advogado particular. Além disso, o profissional dessa área também defende qualquer cidadão em casos de emergência.

4.Delegacia

Responsável pela coordenação de delegacias de polícia, o delegado tem a tarefa de descobrir a autoria de crimes a partir da abertura de inquéritos policiais. É ele quem toma depoimentos e faz relatórios para o Juiz. Além disso, também lida no suporte de atendimento ao público em geral que recorre a uma delegacia.

5.Advocacia do Terceiro Setor

Voltado para fundações, organizações e instituições mais conhecidas como ONGs (Organizações Não Governamentais), o terceiro setor é uma área que visa trabalho social sem fins lucrativos. No entanto,  possui rendimentos, sejam de doações ou repasses, que são utilizados por essas entidades para manterem o trabalho do advogado.

Em sua maioria, esta é uma área que busca por Advogados multidisciplinares, com conhecimento em áreas que vão desde cível, penal e trabalhista, até tributária, previdenciária e ambiental.

Descubra também como tecnologia e empreendedorismo são a chave do sucesso!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.