Conheça os benefícios do trabalho voluntário

Algumas pessoas nem esperam as férias acabarem para começar o planejamento das próximas. São muitas as ideias do que fazer, pra onde ir e como se divertir nesse período de descanso. Porque não fazer do momento de lazer um período de ajuda ao próximo? Desenvolver trabalhos voluntários nas férias é algo importante e pode fazer muito bem a quem pratica. Saiba como você pode ser voluntário!

Leia também: Conheça os benefícios de fazer trabalho voluntário 

Quem é voluntário vive mais

Uma pesquisa publicada pela Universidade de Harvard no fim de 2015 comprovou que ser voluntário só traz benefícios para a saúde. A partir dos dados coletados os cientistas puderam pressupor que o voluntariado diminui o estresse e por isso aumenta a qualidade de vida.  Além disso, o contato com pessoas com diferentes problemas faz com que o voluntário busque um auto-cuidado mais atento.

Segundo a Universidade do Arizona, também nos Estados Unidos, pessoas  que estão envolvidas com o trabalho voluntário chegam a viver 24% a mais do que o resto da população.

Ser voluntário faz bem para o currículo

O trabalho voluntário não é indicado só para o período de férias. Algumas pessoas podem ficar desesperadas em momentos em que não conseguem emprego, preocupadas como irão preencher aquele espaço de tempo em aberto no currículo. Nesses momentos procurar trabalho voluntário vinculado a sua área pode ser totalmente benéfico. Uma pessoa da área de comunicação, por exemplo, pode ser assessor voluntário de ONG próxima a ele e incluir a atividade como experiência profissional no currículo. 

Intercâmbio e voluntariado

Voltando a falar das férias, existem empresas que oferecem programas de intercâmbio voluntário, como já falamos aqui.  Engana-se quem pensa que intercâmbio está somente ligado aos estudos. A palavra intercâmbio se refere a trocas, sejam elas culturais, profissionais, intelectuais ou voluntárias.

Nos planos de viagem associados ao voluntariado, a pessoa viaja para desenvolver suas habilidades com a língua do outro local ou conhecer a cultura, ao mesmo tempo que presta serviço em uma ONG ou outra organização. Normalmente o voluntário paga os custos da viagem e o serviço de conexão entre a agência de viagens e as organizações onde o trabalho será realizado, mas existem programas que já oferecem tudo gratuitamente.

Não vai viajar? Escolha uma instituição próxima a você!

Passar as férias debaixo do cobertor atualizando as séries é uma possibilidade muito viável para aqueles que não gostam muito de sair. No entanto, esse tempo dedicado aos seriados pode ser dividido com alguma atividade voluntária.

Se deseja passar as férias em casa ou a grana tá curta para viajar, procure uma instituição perto da sua casa. Não precisa ir muito longe, associação de moradores do bairro ou a biblioteca local podem estar precisando de ajuda e você pode ser essencial.

Quem pode ser voluntário?

Normalmente programas de voluntariado exigem idade mínima de 18 anos. Contudo, existem programas de trabalho coletivo onde menores de idade também podem participar desde que acompanhados de responsáveis.

Quais programas de voluntariado você conhece? Conte aqui nos comentários!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *