Conseguiu trabalho temporário? Veja dicas de como ser efetivado!

Para suprir as demandas de fim de ano, lojas, restaurantes e outras empresas especializadas em realização de eventos contratam profissionais temporários para ajudar os efetivos a darem conta do trabalho extra. O comércio de roupas, sapatos e variedades são as que mais empregam pessoas. De acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas do Recife (CDL), foram criadas entre 7 e 8 mil vagas no comércio somente para este período.

Conseguiu trabalho temporário? Veja dicas de como ser efetivado/Pixabay

E como se destacar para conseguir se dar bem no mercado de trabalho?

  • Se você vai trabalhar como vendedor, a dica principal é ser protagonista na função que desenvolve. Não significa que deva passar por cima dos colegas, e sim buscar conhecer o que está vendendo, atender bem os clientes e virar referência, afinal, um cliente quando é bem tratado costuma voltar e ser fiel ao profissional que o atendeu.
  • Tenha compromisso com a empresa que lhe contratou. Não encare como um serviço a curto prazo. Cumpra os horários, evite atrasos, se atrasar justifique. Converse com seu gestor e identifique o que ele espera de você como parte da equipe. Dê sempre o melhor de si.
  • Não caia na zona de conforto e desmotivação por ter medo de parecer “sabe-tudo”. Vá além! Dê sugestões, participe, traga ideias novas.
  • Quem trabalha com público precisa ter o mínimo de simpatia e bom humor para tratar o outro. Busque entender as necessidades reais dos seus clientes com cordialidade e educação.
  • Não queira se destacar passando por cima dos outros. As empresas prezam   por quem sabe trabalhar bem em equipe, quem fala, mas que também sabe ouvir. Ajude o colega quando ele precisar, isso não vai te prejudicar. A busca de uma colocação no mercado de trabalho não é um campo de batalha.

Ainda conforme a CDL Recife, 10% dos profissionais temporários devem ser aproveitados pelas empresas e mesmo em meio a uma crise, 2019 pode ser um ano promissor para quem quer trabalhar com comércio.

Ano novo

Mesmo concordando que as empresas aprenderam a trabalhar com quadro menor por conta da recessão, Frederico Leal, Diretor Executivo da CDL, aposta na melhora do setor. “No decorrer do ano, acredito que vá aumentar o número de empregos. Agora é importante a gente sinalizar que o retorno a essa empregabilidade demora mais que a própria economia, mas não tenho dúvidas de que em 2019 a taxa de desemprego vai diminuir em todo país”, conclui.

Acima de tudo, quem ainda não conseguiu se recolocar no mercado neste final de ano, não pode perder as esperanças porque as papelarias estão se preparando para o período de compra de material escolar. Além  disso, o ciclo Pré-carnaval, costuma impulsionar o setor do entretenimento e criar diversos postos de trabalho. Esteja preparado!

*Por Marcele Lima

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.