Currículo Lattes: você sabe o que é para que serve? Descubra aqui

Se você está numa graduação, certamente já ouviu falar do Currículo Lattes. Instrumento importante em meios acadêmicos, é preciso saber para que serve e como dispor suas informações

Se você está numa graduação, certamente já ouviu falar do Currículo Lattes. Instrumento importante em meios acadêmicos, é preciso saber para que serve e como dispor suas informações

Criada primeiramente como uma forma de integrar dados de pesquisadores, a plataforma Lattes do CNPq é uma poderosa base de dados de currículos que une grupos de pesquisa e instituições, registrando a vida pregressa e atual de acadêmicos de todo o país. Hoje, a utilização foi bem ampliada e, uma vez que a visualização é pública, o Lattes vem sendo usado comumente como um currículo profissional online.
Qualquer pessoa pode se cadastrar na plataforma através do site mas, segundo a professora Maria Clara Pestana, professora das áreas de Engenharia e Comunicação, alunos de cursos superiores devem se cadastrar. “Todos os que estão fazendo graduação têm que ter currículo Lattes. Esses dados estão disponíveis para todos e permitem uma conexão maior”, opina Maria Clara, se referindo à ligação com a academia e ao que os empregadores buscam.
O cadastro é simples e o site é bem autoexplicativo. Os campos que as páginas apresentam são bastante claros e vão pedir desde a compreensão em diferentes línguas até suas áreas de atuação. Suas informações curriculares, como graduações e pós, participações em eventos e pesquisas, assim como atuações profissionais, serão destacadas no currículo. Com todas as informações dispostas de forma simples, o currículo Lattes é importante para dar visibilidade à produção e à trajetória de pesquisas de todos os acadêmicos e é através dele que as pessoas identificam o seu perfil, em uma análise rápida e geralmente bastante confiável.

O que fazer e o que NÃO fazer

Antes de sair correndo para juntar todo o seu histórico na academia e seus certificados de congressos, vamos lembrar da seriedade que o seu Lattes deve apresentar. “O que não tem comprovação não entra! Assim como tudo que não tem certificado”, avisa a professora Maria Clara Pestana. Isso quer dizer que seu inglês fluente deve vir acompanhado de um diploma ou um teste de qualificação, e aquela palestra que você assistiu mas não obteve certificação vai precisar ficar de fora.

A professora e orientadora também aconselha ter cuidado com a sua foto do Lattes. “Tem gente que coloca foto na praia, de biquíni. É preciso uma foto de rosto mais formal”. Ou seja, esqueça a foto da balada também ou a que mostra seus belos músculos: não é isso que a academia está procurando.

O cuidado com as informações dentro dessa plataforma são como os de qualquer currículo profissional. Ou seja, uma das principais regra é não mentir. Dizer que falar 40 línguas enquanto sequer fala bem português é um erro que jamais deve ser cometido. E por falar nisso… “Se tiver erro de português, a pessoa nem vai continuar a ler o Lattes”, alerta Maria Clara. E se estiverem na sua área de biografia, que fica no topo da página, serão uma das primeiras coisas a serem notadas, muito mais que sua qualificação. Outra dica importante acerca da “biografia” é que a área não é o ‘Quem sou eu?’ do finado Orkut, então evite discursos elaborados, com autopromoção ou em primeira pessoa.

Seguindo as dicas no texto, seu currículo Lattes vai se destacar no mar de currículos da plataforma. Você já se cadastrou na plataforma? Compartilhe o que achou (e o currículo também!)

Você pode gostar...

8 Resultados

  1. Alexandre Martins disse:

    Olá!
    O Blog Carreiras me esclareceu muito bem sobre a plataforma. Estou na reta final da graduação, muito entusiasmado pela pesquisa e entendi aqui a importância de criar minha plataforma lattes.
    Vou juntar as informações e criar.

    Obrigado,
    Alexandre.

    • LeiaJá disse:

      Olá Alexandre, tudo bem?

      Nossa que coisa bacana! Qual seu curso? A plataforma lattes é mesmo a vitrine de todo pesquisador e pesquisadora que deseje seguir uma carreira acadêmica. É nela que podemos compilar todas as nossas produções intelectuais para que fique disponível para todos e todas o nosso conhecimento construído ao longo da jornada estudantil e profissional.

      Parabéns e boa sorte na sua vida profissional!

  2. Mayara Luz disse:

    Olá,
    acabei de finalizar o meu cadastro na plataforma, ainda não tem muita coisa, pois iniciei a faculdade no segundo semestre deste ano. No entanto, irei me esforçar para agregar valor ao meu currículo. Vou fazer a graduação valer a pena, pois o futuro me espera. Abraços!

    • LeiaJá disse:

      Oi Mayara, tudo bem?

      Isso aí, gostamos de ver seu entusiasmo com a sua graduação! 😀 😀 😀 Está matriculada em que curso?

      Busque sempre se aprimorar, pois o mercado de trabalho tem exigido cada vez mais versatilidade dos profissionais!

      E qualquer coisa, pode contar com a gente para ficar por dentro do mundo acadêmico!

      Forte abraço, e até mais!
      😉

  3. DAYANA MARÍLIA DE SOUSA MESQUITA disse:

    Não consegui colocar minha foto, por isso não terminei o curriculo

    • LeiaJá disse:

      Mas ainda dá tempo Dayana! Você pode voltar a qualquer momento na plataforma Lattes e completar seu perfil com todas as informações relevantes sobre sua produção acadêmica, inclusive colocar sua fotinho lá! 😉

  4. BOA TARDE, NÃO CONSEGUI COLOCAR MINHAS PÓS GRADUAÇÕES, UMA É ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO, OU SEJA SOU ENGENHEIRO AGRIMENSOR E DE SEGURANÇA DO TRABALHO. COMO FAÇO PARA FAZER A INSERÇÃO DESTA MODALIDADE

    • LeiaJá disse:

      Olá Josué, tudo bem?
      Existe uma seção específica para a inclusão das suas qualificações na plataforma lattes. Siga os seguintes passos: FORMAÇÃO>> FORMAÇÃO ACADÊMICA/TITULAÇÃO>>ESPECIALIZAÇÃO.
      Depois disso é só seguir com o cadastro normalmente. Espero tê-lo ajudado.
      Qualquer dúvida pode voltar a entrar em contato conosco, ok?
      Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *