Quais cursos de aperfeiçoamento abrem portas para emprego?

Cursos de aperfeiçoamento

Cursos de qualificação te encaminham para o mercado de trabalho

Quem não quer o mercado de trabalho de portas abertas? Com o desemprego em alta no País, as taxas de busca por uma oportunidade inserção em uma empresa são grandes. E em busca dessas vagas dentro dos postos de trabalho das corporações, muitos profissionais buscam realizar reciclagens e vão atrás de cursos de aperfeiçoamento, que são formas de tornar mais receptiva a tentativa de alcançar um emprego.

Segundo estudo levantado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no início deste ano, 40,2 milhões de pessoas têm interesse em qualificação profissional.

De acordo com a consultora profissional e professora da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Soraya Matos, é importante ter cursos que sejam ampliadores da visão de mundo do profissional. “Com determinados cursos, o trabalhador vai se desenvolver, se equalizar, vai ampliar seu network e ver onde precisa melhorar e onde precisa desenvolver”, explica a docente. Confira abaixo as áreas dos cursos que devem ser seguidas:

Liderança

Nesta capacitação, o profissional vai aprender a lidar com gestão e ser um bom líder caso venha a comandar uma equipe. Cursos nessa área são muito importantes para o desenvolvimento de habilidades de comando. Nós já trouxemos um conteúdo sobre liderança. Confira-o aqui.

Gestão de Projetos

Diferentemente da elaboração, o profissional vai saber como gerir e como conduzir projetos que sejam estratégicos para a empresa.

Gestão Financeira

Este curso é fundamental para o controle dos gastos, do volume de dinheiro, de movimentação financeira, entre outros.

Inteligência Emocional

Ter inteligência emocional é um dos principais requisitos para ter uma boa carreira, atualmente. Inteligência emocional é saber lidar com situações profissionais sabendo separar a vida de trabalho da vida pessoal. Nós já falamos sobre o assunto aqui.

Gerenciamento Estratégico

Estratégias são muito importantes para uma empresa conseguir desenvolver seu projetos e alcançar metas. Um aperfeiçoamento em gerenciamento estratégico é, com certeza, um diferencial para o profissional.

Áreas de atuação do cérebro

O ser humano está sempre em busca de descobrir mais e mais sobre como funciona a mais poderosa máquina: o cérebro. Por isso, assuntos que liguem o órgão são de extrema importância até mesmo para o desenvolvimento de habilidades de liderança, estratégia e conhecimento. Neurociência e neurofeedback estão entre os principais cursos.

 

Pelo fato da vasta gama de cursos que os profissionais podem fazer para se qualificar e/ou reciclar, é preciso saber realmente o que se quer com as capacitações. “É necessário ter um propósito e não apenas fazer um curso por fazer. É preciso que o profissional se pergunte ‘o que eu quero após isto?’, ‘o que eu pretendo com este curso?’, ‘quais passos eu devo dar após terminá-lo?’. Por isso, se deve ter responsabilidade na escolha”, esclarece Soraya.

Embora muitos cursos possam ser feitos que capacitem o profissional de maneira mais geral, é importante também não esquecer das qualificações mais específicas de acordo com as áreas de atuação. Por exemplo, o trabalhador que atua na área de Jornalismo pode se capacitar em áreas de gestão, como também em jornalismo digital. “Um curso não irá anular o outro. É ainda melhor porque mostra o interesse de qualificação”, explica a professora Soraya.

E você, qual qualificação pretende fazer? Conte pra gente!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *