Decoração da estação de trabalho: cuidado com os exageros

Decoração da mesa de trabalho

O ambiente empresarial ou de escritório pode ganhar uma nova vida quando se decora a mesa de trabalho, não é mesmo? Por passar uma grande quantidade de horas diárias dentro do ambiente corporativo, a estação de trabalho torna-se uma extensão da sua residência. Entretanto, é importante não confundir a mesa da empresa com a do quarto e não cometer exageros na hora de colocar objetos. Nós já demos algumas dicas sobre como se comportar em reuniões de trabalho. Confira!

O que pode colocar?

Não há uma regra específica sobre o que se pode ou não colocar na estação de trabalho, mas é importante seguir o bom senso. Por ser um local corporativo, é importante deixar apenas objetos que sejam utilizados durante as horas de serviço. Calendários, agendas, computadores, papéis (somentes os essenciais para aquele dia), canetas, lápis, apontadores, borrachas, cadernos, blocos e, no máximo, uma garrafa de água que possa ser tampada, são permitidos nas mesas.

Portanto, bolsas e mochilas utilizadas para a locomoção do funcionário devem ser guardados nos gaveteiros e armários. De acordo com a coordenadora de Recrutamento e Seleção do Grupo Ser Educacional Syedja Luna, “apenas objetos que sejam utilizados durante o dia a dia de trabalho devem ficar expostos, a mesa deve ser o meia discreta possível”.

A mesma regra serve para os alimentos. De acordo com a coordenadora, não é recomendado comer nas estações de trabalho.”Um biscoito não vai deixar cheiro, mas um sanduíche, por exemplo, pode deixar odor na sala e incomodar outros colegas”, explica Syedja.

Cuidado com os exageros

A dica é o bom senso. É sempre importante lembrar que a mesa de trabalho não é um bem pessoal, mas sim de uma empresa e muitas vezes divisível com outros profissionais que atuam no local. Por isso, o ambiente deve ser homogêneo e agradável para todas as pessoas que porventura possam se acomodar na estação.

Portanto, não coloque objetos muito íntimos. Porta-retratos, fotos, santinhos, bichos de pelúcia e demais enfeites jamais devem ser colocados na estação de trabalho porque podem transmitir a impressão que o funcionário é uma pessoa desorganizada e infantil. “Outro ponto a abordar são os post-its. Eles devem ser usado com moderação, no caso de anotar um recado ou algo desse tipo, mas nunca colocados para fazer lembretes ao redor do monitor. Isso pode passar ao chefe uma sensação de que seu funcionário é desorganizado”, explica a coordenadora de Recrutamento e Seleção Syedja Luna.

Quem passa muito tempo dentro do ambiente corporativo tem o costume de se achar o “dono” da mesa que ocupa, o que é um erro cometido pelos profissionais. Lembre-se que a estação de trabalho é apenas uma ferramenta que a empresa oferece para o exercício das funções de seus funcionários. A dica para ser bem enxergado quanto a sua organização é cuidar da bancada com a mesma dedicação que você cuida da sua aparência. Preserve-a limpa, organizada, sem acúmulo de papéis, livros e/ou correspondências. Faça uma limpeza nela periodicamente, jogando fora o que não vai ser mais utilizado e guardando aquilo que não tem necessidade imediata.

E você, como decora sua estação de trabalho? Conte pra gente!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *