Dia dos Namorados: cuidados com relacionamento no ambiente de trabalho

Horas de trabalho e o convívio diário podem transformar uma relação profissional em amorosa. Namorar um colega de empresa é mais comum do que muita gente imagina e não pode ser proibido pelas corporações, visto que, é inconstitucional, discriminatório e fere o direito à intimidade. No entanto, os casais devem ter conhecimento do regimento ou regras da instituição para saber como proceder em diversas situações. A conduta corporativa não é a mesma para todas as empresas e vai de acordo com os princípios e propostas laborais.

Trabalho 24 horas

Manter um relacionamento amoroso com um colega de trabalho carrega pontos positivos e negativos. A partir do momento que o casal ocupa o mesmo espaço corporativo ou função, a rotina e o estresse diário são mais compreendidos, formando uma rede de apoio e um diálogo mais consciente. Entretanto, caso o casal não saiba administrar e diferenciar as diferentes situações, o convívio passará a ser uma extensão do trabalho ou os problemas  pessoais começarão a ser discutidos no ambiente institucional.

Cuidado com os excessos

Por mais que o relacionamento amoroso entre colegas de trabalho não seja proibido, os excessos cometidos pelos casais podem comprometer a produtividade e o emprego. Beijos, abraços, carinhos mais explícitos, relação sexual ou brigas durante o expediente devem ser evitados. Em caso de excedentes, a empresa pode demitir os funcionários por justa causa, sob a alegação de incontinência de conduta.

O que diz a CLT

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), casais que trabalham na mesma empresa podem pedir férias no mesmo período. O documento assegura que “os membros de uma família, que trabalharem no mesmo estabelecimento ou empresa, terão direito a gozar férias no mesmo período, se assim o desejarem e se disto não resultar prejuízo para o serviço”.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.