Veja 5 dicas fundamentais para iniciar o seu primeiro negócio

Empreender é o caminho encontrado por aqueles que desejam mudar de vida. Seja por conta do desemprego ou pela vontade de ser seu próprio patrão, muitas pessoas encontram no início de um novo negócio um caminho para se dar bem financeiramente. No entanto, segundo o IBGE, seis em cada dez empresas brasileiras fecham antes de completar cinco anos. Em 2015 e 2016, a quantidade de empresas que encerram atividades no Brasil foi maior que a de novos empreendimentos.

Para tentar evitar que isso ocorra, é possível seguir algumas dicas ao abrir o seu primeiro negócio. Nós separamos cinco delas para te ajudar a começar com o pé direito. Confira!

1 Inicie em um terreno conhecido

Muitas ideias de empreendimento são excelentes, no entanto podem ser prejudicadas por uma má execução. Um dos fatores que podem fazer com que isso aconteça é a falta de conhecimento a respeito da área em que deseja empreender. Para evitar problemas, você deve fazer uma pesquisa de mercado e consultar possíveis clientes a fim de saber se eles utilizariam seu serviço ou comprariam seu produto. Lembre-se: a opinião de amigos e familiares pode ser relevante, mas você não deve se restringir a ela.

Caso esteja vendo uma ótima oportunidade de empreendimento em uma área que você não tem domínio, busque uma consultoria. O consultor experiente dará as orientações necessárias para que tudo seja bem encaminhado.

2 Esteja bem preparado

Investir em capacitação é essencial para saber identificar possíveis problemas e resolvê-los mais rápido. Essa dica não vale só para você enquanto empreendedor, mas também para os funcionários e parceiros que estarão ligados ao negócio. É fundamental que todos estejam bem capacitados para exercer suas devidas funções. Promova oficinas e workshops antes da inauguração e periodicamente após a abertura para que todos se mantenham atualizados.

3 Não abra mão de um planejamento

Você conhece aquele ditado popular que diz “é melhor prevenir do que remediar”? Então, ele também pode ser aplicado no desenvolvimento do seu empreendimento. Você precisa elaborar um plano de negócios para definir a estrutura da empresa, o planejamento financeiro, os gastos iniciais, os valores disponíveis para investimento e o tempo médio para colher resultados. Outra área que você deve focar é no Marketing, inclusive no Marketing Digital, a reputação da marca na internet se tornou um dos fatores principais para a decisão de compra dos clientes.

4 Tenha paciência

O início do período de funcionamento do empreendimento não costuma gerar muitos lucros, na verdade, se destina a uma adaptação no mercado. Por isso, você precisa ser paciente e esperar o tempo que consta no planejamento para que os lucros comecem a ser satisfatórios. Alguns negócios podem demorar no mínimo um ano para compensar os valores investidos na sua abertura.

5 Saiba separar suas finanças

Não misture o dinheiro do seu empreendimento com as suas finanças pessoais. Também não faça retiradas sem controle do dinheiro adquirido a partir do seu negócio. Determine seu salário como proprietário, assim você terá um melhor controle sobre a contabilidade.

Gostou das dicas? Saiba como ser impecável em uma reunião de trabalho!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.