Dicas na hora da entrevista de emprego

*Por Maria Helena N. Carlos – Assistente de Carreiras do Núcleo de Empregabilidade e Carreiras/SP

entrevistaQuando existe uma seleção podemos considerar como primeiro critério de escolha a triagem de currículos para o processo seletivo. Com a escolha do selecionado, podemos considerar uma conquista ser um perfil interessante para o mercado. Mas para a grande chance acontecer, é necessário organizar as ideias para o momento da entrevista. Citamos alguns pontos importantes na hora da entrevista:

LEIA MAIS
Cinco habilidades que fazem os olhos dos recrutadores brilharem

1 – Experiência profissional

Uma boa dica é pensar nas experiências que fazem parte da vida profissional e pensar nas maiores situações que se obteve ganhos. Essas experiências podem exemplificar o perfil profissional que o candidato apresenta. Caso não se tenha um histórico profissional, pode ser apresentado como exemplo: projetos acadêmicos que trazem dedicação, elaboração e trabalho em equipe. Posturas que fazem parte de qualquer perfil profissional.

2 – Você sabe para onde vai?

Melhor que atender as expectativas é apresentar um diferencial ao recrutador. A melhor forma é conhecer sobre a empresa demonstrando interesse pela cultura da organização e os questionamentos servem para dinamizar esse bate papo.

3 – Um bom fim de conversa

Um bom conteúdo é aquele onde você finaliza suas ideias apresentando algo positivo de suas experiências. Como exemplo: A finalização de um projeto que possibilitou uma promoção ou uma ideia que contribuiu para melhora da organização na empresa.

4 – Cuidado com aparência

Na escolha da vestimenta procure uma roupa que passe credibilidade de preferência roupas formais, essa escolha demostra comprometimento e boa apresentação. No geral, é indicado estar com uma roupa bem cuidada, sem excessos. Em caso de dúvida, faça a opção por cores neutras e simples.

5. A rede social

O mundo está cada vez mais conectado e não é diferente com o meio corporativo, portanto é preciso ter cuidado ao se expor nas redes sociais. Vale o alerta, por exemplo, na hora da entrevista ao informar que não bebe, não fuma e na rede social ter várias publicações com bebidas e cigarros. Aliás, a rede social pode ser um bom aliado para o marketing pessoal.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *