Dicas para se dar bem nas entrevistas de emprego

Manter a calma na conversa com o contratante é um dos pontos importantes da seleção

Manter a calma na conversa com o contratante é um dos pontos importantes da seleção

“Ano novo, vida nova”. Esse é um dos lemas que marca os tempos próximos ao Réveillon e começo de janeiro. Com a crise econômica estabelecida no Brasil, então, esse pensamento se torna ainda mais frequente em meio à população. Portanto, nada melhor do que se preparar bem para alçar a vida profissional e elevar a qualidade de vida, correto? É por isso que o LeiaJá preparou uma série de dicas para que você, leitor, tenha um 2016 de maior estabilidade financeira.

O primeiro e decisivo passo para conseguir essa ascensão é se sair bem nas entrevistas de emprego. Nesse momento, o candidato tem como principais missões manter a calma e caprichar nas impressões que vai passar através da forma que se apresenta e fala. O velho ditado de que “a primeira impressão é a que fica”, diante do empregador, vale muito. Caso sua avaliação inicial seja negativa, a dificuldade para reverter o quadro é grande.

Mas calma. Vamos por partes. A especialista no assunto Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, revelou as principais estratégias para o sucesso nas entrevistas de emprego. Confira abaixo os pontos abordados:

Criatividade

“Ser criativo é algo que conta muitos pontos. Porém, apenas dizer que é criativo, não é o ideal. Quando a palavra é usada para se autodefinir, ela vira um adjetivo vazio. Se você realmente for criativo, o seu portfólio vai deixar isso claro, sem precisar de reafirmação”.

Relatos da experiência profissional

“Fale por quanto tempo trabalhou em cada emprego que teve, de quais projetos participou e quais competências desenvolveu por meio deles, sem ‘encher linguiça”.

Nada de “procuro novos desafios”

“Uma atitude comum nas entrevistas é o candidato dizer que está procurando novos desafios. Que nada! Ele está procurando um novo emprego, e o entrevistador sabe disso. É melhor dizer que está interessado no trabalho e que ele vai contribuir para o seu crescimento profissional, sempre demonstrando vontade de aprender”.

Proatividade

“Uma dica importante para quem deseja conquistar a vaga é se antecipar aos possíveis problemas que podem acontecer. Dizer que gosta de acompanhar os processos até o fim, sem deixar nada pela metade”.

Cuidado com o vocabulário

“Existem algumas atitudes que não devem ser tomadas durante a entrevista, como usar gírias, palavras chulas e gerúndio demais. Essas coisas podem incomodar o entrevistador, assim como pessoas que falam alto demais e de forma prolixa”.

Muita calma nessa hora

“É sempre bom descobrir o que faz a ansiedade diminuir. Pode ser uma música, uma leitura, uma conversa descontraída…”.

Pesquisa prévia sobre a empresa

“É importante se informar sobre a empresa em que pretende trabalhar. Visite o seu site e fique atento aos tópicos “valores” e “missão”. Tente se portar da forma que a empresa “pede”. Não aja de modo mais ou menos formal do que o necessário. Antes da seleção, se possível, vá até a empresa e observe como as pessoas que trabalham lá se comportam”.

Humildade e interesse

“Se restar alguma dúvida, não tenha medo de perguntar como você se saiu e se cometeu algum erro que possa corrigir no futuro. Se o entrevistador der essa abertura, essa é uma atitude válida e que pode contar pontos para conquistar esse emprego, ou para uma oportunidade futura, já que dessa forma você fica ciente dos possíveis deslizes cometidos”.

 

Texto original publicado em http://www.leiaja.com/carreiras/2016/01/01/saiba-como-se-dar-bem-nas-entrevistas-de-emprego/

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Gresiane santos conceição disse:

    Ótimas dicas,com certeza vou aplicar em uma futura entrevista de emprego.

    • LeiaJá disse:

      Olá Greisiane!

      Que maravilha que gostou de nossas dicas! É sempre bom ter umas cartinhas na manga na hora de se preparar para uma entrevista de emprego, não é mesmo?

      Continue nos acompanhando, sempre iremos ter matérias interessantes e vagas de estágio, trainee e bolsas de estudos por aqui! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *