Dinâmicas de grupo para motivar sua empresa

Equipe de mãos dadas

Dinâmicas motivacionais

Motivação. Com certeza, quem almeja uma equipe engajada e bem integrada vê essa palavra como sendo seu significado a melhor forma de aumentar os índices de proatividade, engajamento e bons resultados dos funcionários de uma empresa. A falta dessa motivação, por outro lado, pode causar grandes prejuízos a uma corporação.

Existem vários tipos de motivações. Uma delas é a remuneração justa, combinada com um local de trabalho adequado e com bons equipamentos. Uma pesquisa divulgada em julho de 2018 pela empresa de segurança Unisys mostra que funcionários que trabalham em locais com tecnologia defasada têm 500% de chance maior de se sentirem frustrados e 600% a mais de desistirem do emprego.

Porém, uma outra forma de se conseguir o bom desempenho de profissionais é por meio das dinâmicas de grupo. Elas têm o objetivo de estimular a confiança do funcionário e ativar a sensação de participação essencial dentro da empresa. Elas podem ter recompensas ou não, a depender da corporação, e são muito parecidas com puzzles e brincadeiras. Confira abaixo algumas das dinâmicas mais comuns e fáceis de serem aplicadas!

Caixa do desafio

Essa dinâmica é bastante utilizada na formação de novos grupos formados por pessoas que não se conhecem. O desafio consiste em pegar uma caixa de tamanho médio e cobri-la com um papel escuro. Nela, o gestor deve colocar instruções de brincadeiras fáceis e simples de serem cumpridas.

Passo a passo

O líder deve formar dois grupos com o mesmo número de participantes e, em seguida, um círculo com os integrantes dos dois grupos, dispostos alternadamente, ou seja, duas pessoas do mesmo grupo não podem estar lado a lado. Em seguida, deve ser realizada a entrega a, qualquer um dos participantes, da caixa fechada e embrulhada com as instruções do exercício e o pedido para pessoa retirar um dos desafios que têm dentro da caixa. Colocar uma música e, quando a música parar, a pessoa deve cumprir a instrução que está no papel que retirou da caixa. Se ela não conseguir, terá que pagar um mico pequeno, além do grupo perder três pontos. Se ela cumprir o desafio corretamente, o grupo ganha três pontos. A caixa deve ser passada para a pessoa do lado, para que a brincadeira continue. Em algum momento da brincadeira, deve ser inserida uma nova regra, com três escolhas para quem está com a caixa. A pessoa pode tentar realizar o desafio, pode passar o desafio para uma pessoa do seu grupo ou rejeitar o desafio, perde ponto e passa a caixa para o grupo adversário. Essa nova regra pode ser utilizada apenas três vezes. Quando a quarta pessoa receber a caixa após essa troca, ela deve cumprir o desafio. Ao conseguir realizar a instrução, recebe um prêmio e a brincadeira acaba.

Quem levar?

Essa dinâmica de grupo tem o objetivo de que os colegas reconheçam, entre si, as qualidade de cada um. Que saibam desenvolver confiança e proximidade com os outros profissionais. Para esta atividade, é necessário o uso de lápis, papel e envelopes, onde serão escritas algumas perguntas respondidas pelos colaboradores.

Passo a passo

Primeiramente, deve ser realizada a distribuição dos envelopes para cada pessoa, sem que elas os abram até que ouçam as instruções da brincadeira. Dentro dos envelopes tem um pequeno questionário com três perguntas: “Se você se perdesse em uma ilha deserta, quem do grupo você gostaria que estivesse junto? Quando você tiver que organizar uma festa, para quem você pediria ajuda? Se você ganhar um prêmio para ir para um cruzeiro com mais três pessoas, quem você escolheria?” As respostas são confidenciais e ninguém saberá a resposta do outro, por isso, os papéis não devem ser assinados. Os envelopes só devem ser devolvidos após todas as dinâmicas, quando os participantes devem responder as perguntas novamente. Em seguida, o gestor deve somar os resultados e fazer uma avaliação da equipe, com discrição.

Gostou das dinâmicas? Conte pra gente nos comentários!

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. JOSIAS SILVA disse:

    É MUITO BOM SABER QUE NÃO SOMOS O DONO DA VERDADE, E QUE OUTRAS PESSOAS AO NOSSO REDOR TAMBÉM POSSUI HABILIDADES E TALENTOS, POR ISSO ACHEI A DINÂMICA UMA AULA DE HUMANISMO. É INTERESSANTE ESSA MANEIRA LÚDICA DE APRENDER A RECONHECER A IMPORTÂNCIA DE OUTRAS PESSOAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.