Diplomas de graduação passam a valer em países do Mercosul

Participam apenas cursos de graduação reconhecido pelo Sistema ARCU-SUR. Foto: Freepik

Diplomas de graduação obtidos no Brasil terão validade em alguns lugares da América Latina. Países participantes do Mercado Comum do Sul (Mercosul) firmaram um acordo que simplifica o processo de revalidação dos certificados concedidos em seus países-membros. O acordo foi oficializado na 53ª Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados.

Tipo de graduação válidas

Apenas cursos reconhecidos no Sistema de Credenciamento Regional de Cursos de Graduação e Estados Partes do Mercosul e Estados Associados (Sistema ARCU-SUR) estão incluídos no acordo.

Quais são os países?

A decisão engloba Argentina, Paraguai e Uruguai, entre outros países, sendo colocada de forma recíproca, ou seja, os diplomas conquistados nesses lugares também têm validade no Brasil. A revalidação se dará mediante verificação documental, não havendo necessidade de análises específicas de avaliação acadêmica.

E os estados associados?

Atualmente, os estados associados ao Mercosul são Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname. Todos são elegíveis desde que tenham assinado o acordo que criou o Sistema ARCU-SUR, valendo assim, a regra da reciprocidade entre os países.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.