Dress code: qual a roupa ideal para uma entrevista de emprego

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e chamar atenção dos recrutadores é essencial na hora de uma entrevista de emprego. São diversos fatores que dizem muito sobre os entrevistados, como por exemplo, o modo de se vestir. Através da roupa que usamos podemos transmitir diversas mensagens, que podem ser positivas ou negativas para a imagem.

Vale ao candidato, antes da entrevista, pesquisar um pouco sobre a empresa, saber sua cultura, missões e o perfil profissional de quem já trabalha na área na qual está concorrendo à vaga.

Mesmo assim, um dos momentos de preocupação para quem deseja causar uma boa impressão, além das informações pessoais que utilizará, é saber qual a roupa ideal para se usar em uma entrevista de emprego. Veja abaixo algumas dicas.

Erros mais comuns 

É mais comum do que parece cometer erros no vestuário na hora de ir a uma entrevista. Comparecer formal ou informal demais pode prejudicar sua imagem pessoal perante o entrevistador. A solução é encontrar um meio termo. 

Utilizar calças de yoga, camisas amassadas ou jeans rasgados são algumas das peças que nem devem ser consideradas, mesmo para os locais de trabalho mais informais. Também podem ser pontuadas cores muito fortes, estampas exageradas, decotes, muitas joias ou bijuterias, roupas muito curtas, sapatos muito altos, e, até mesmo, maquiagens carregadas. 

A roupa interfere na candidatura?

Saber se a roupa interfere na candidatura pode se uma questão levantada para quem vai a uma entrevista. Sua roupa não precisa se destacar em comparação às outras, mas deve passar confiança e responsabilidade.

Irenilda Souto tem 37 anos, é gerente de recursos humanos e conta que o vestuário fala muito sobre as pessoas, sobre sua personalidade e estilo de vida, mas que isso não interfere no processo seletivo no qual o candidato estará submetido.

“A roupa diz muito, sim, sobre as pessoas. Está ligado à personalidade e estilo de cada indivíduo, mas não quer dizer que esse ponto interfere no processo seletivo, isso é muito relativo. Normalmente não é observado com tanto rigor a questão da vestimenta, mas sim a apresentação pessoal como um todo”, disse ela.

Qual é a roupa ideal?

As empresas estão buscando candidatos que se enquadrem no perfil da vaga. Além da apresentação profissional, vender uma boa imagem pessoal pode ajudar na hora da decisão. A roupa ideal é relativa e se adapta a cada pessoa e sua respectiva profissão.

Ainda de acordo com Irenilda Souto, tudo vai depender da cultura da empresa, se for uma organização com viés de inovação e tecnologia, normalmente o estilo é mais informal e jovial. Se for um escritório de advocacia ou uma empresa mais tradicional, o estilo seria mais conservador. 

Para acertar a roupa na hora da entrevista, pode-se considerar as cores suaves ou neutras como, branco, bege, cinza, preto e azul marinho; Já para os cargos mais formais, utilizar roupas mais clássicas como, terno, blazer, camisa ou calça social é interessante para se destacar. Usar sapatos de cor escura, sapatos sem salto ou altura mediana, é uma ótima recomendação para as mulheres. A maquiagem também conta muito, então fazer uma mais leve e natural possível causará uma boa impressão.  

Em suma, a roupa deve transmitir confiança, causar uma boa impressão, ser simples e adequada a vaga.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.