É hora de exercitar! A ginástica laboral pode mudar a sua vida

ginastica laboral 2Um dia inteiro dentro do ambiente de trabalho pode ser cansativo e até trazer malefícios à saúde. Passar muito tempo sentado ou em pé, uma postura inadequada e a repetição de movimentos podem provocar patologias como as Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), sem contar na fadiga e no estresse. Para driblar estes possíveis problemas a ginástica laboral apresenta inúmeros benefícios e uma significativa melhora na rotina. Além de reduzir o sedentarismo, melhorar o condicionamento físico e combater tensões, a prática também aumenta a produtividade.

Mas, se a sua empresa não oferece um programa de ginástica laboral, com o acompanhamento de profissionais, não precisa desanimar. Você mesmo pode fazer alguns exercícios simples, alongamentos e massagens por conta própria, e quem sabe, até motivar os colegas a também aderir a um novo estilo de vida. Confira estas dicas.

LEIA MAIS
Cinco atitudes que te prejudicam no trabalho e você deve parar de fazer já

Para quem trabalha em pé

Um bom exercício para quem passa muitas horas em pé é o levantamento de calcanhares. De tempos em tempos, eleve os calcanhares até ficarem fora do chão e mantenha-se assim durante alguns segundos. Repita o movimento algumas vezes. Assim, estará fortalecendo as panturrilhas e musculatura dos pés.

Para quem trabalha sentado

Se você passa muitas horas sentado é interessante levantar e simplesmente caminhar um pouco de vez em quando. Ande pela empresa para esticar a musculatura. Trocar o elevador pelas escada também é indicado para afastar o sedentarismo e movimentar o corpo.

Mãos e braços

Para quem digita ou escreve bastante, é importante estar atento às mãos e braços. Uma boa dica é manter as mãos em posição neutra de digitação – o pulso não pode ficar inclinado, nem para cima nem para baixo, e as mãos devem estar retas em relação ao antebraço. Um bom exercício é entrelaçar os dedos e esticar os braços esticando toda a região da coluna, por 20 segundos cada vez. Além disso, massagens nessas duas áreas estimulam a circulação sanguínea, ajudando na cura de pequenas lesões que possam ter ocorrido ao longo do dia e estimulando a oxigenação dos músculos.

Alongamento

Esticar o corpo é perfeito para quebrar a rotina e promover um relaxamento no meio do dia. Faça pequenos intervalos e estique os braços, as pernas, o pescoço e os ombros. Rotacione o tronco para a esquerda e para a direita – para isso, esteja com os joelhos um pouco flexionados e pernas separadas – conte 10 movimentos e descanse. Além de evitar lesões você estará relaxando e, com certeza, se sentirá melhor.

Dica extra

Cuidado com a postura! Sentar-se corretamente evita dores e futuras lesões que, muitas vezes, podem ser irreversíveis. Procure, também, levantar-se com o corpo inclinado para frente, sem tencionar os músculo do pescoço e costas e, ao caminhar, mantenha a barriga rígida e o queixo afastado do peito. Pequenas atitudes no dia a dia podem promover um maior bem-estar e trazer benefícios à saúde de uma maneira geral.

Que tal tentar algumas dessas atividades? Conta pra gente, depois, como foi a experiência. 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *