Que tal ser um empreendedor digital?

Empreender no cenário atual é cada vez mais comum. A alternativa surge como uma das principais maneiras de driblar o quadro de crise econômica que o país enfrenta. Dentro desses investimentos, a gama de negócios no mundo digital tem se mostrado crescente.

Com a chegada da internet, ficou mais fácil obter lucro por meio de vendas como e-commerce para nichos de mercado, ou variados tipos de serviços como games, aplicativos, etc. Segundo uma pesquisa realizada em 2016 pela e-bit, a nova era do empreendedorismo digital chega para mudar a forma de comprar e gerar negócios altamente lucrativos. Isso porque o levantamento avaliou fatores relevantes como:

  • 94% dos internautas pesquisam sobre produtos e serviços antes de comprar;
  • Internautas passam mais tempo na internet do que vendo tv;
  • O país já representa 59,1% de todas as transações em comércio eletrônico da América Latina, de acordo com um estudo realizado pela América Economia Intelligence e encomendado pela Visa.

Dessa forma, é possível entender que estar por dentro desse mercado é imprescindível. Por essa razão, separamos dicas importantes para você tirar a ideia do papel e transformá-la em uma grande oportunidade de negócio digital. Confira!

Antes de qualquer ação, planeje!

Todo negócio de sucesso, seja ele físico ou on-line, necessita de planejamento. Por isso, criar um plano de negócios, fazer busca de procura e demanda do mercado, bem como entender quais são os interesses desse público na internet é o pontapé inicial para o sucesso. Perguntas padrões como “Compraria esse produto?”, “Eu pagaria por este serviço?”, “Eu entendo a necessidade do meu público-alvo?”, seguem como chaves para incrementar esse planejamento.

Tudo isso será um enorme diferencial na hora de começar seu negócio e vai ajudar na obtenção de êxito!

Bem vindo ao mundo do Marketing Digital

Ter um negócio digital de sucesso implica saber pôr em prática principais estratégias de marketing. Tudo isso porque quando você entende do marketing digital passa a usar melhor as ferramentas que podem te ajudar a ter presença on-line e ter seu negócio visto. Entender de marketing digital e saber aplicar suas principais estratégias é outro ponto extremamente importante.

A partir da compreensão do marketing digital e de suas diferentes utilizações e estratégias, é bom estruturar um planejamento com as principais abordagens que sua empresa irá utilizar e os resultados esperados com cada uma. Considere usar diferentes canais e estratégias, com blog, redes sociais, vídeos, e entenda como tudo isso pode ajudar seu empreendimento.

Otimize suas funções

Algumas atividades que mostram sua marca nas redes são as de marketing de conteúdo, atendimento ao cliente, estratégia de links patrocinados, gerenciamento de redes sociais, etc.
Manter um relacionamento com o cliente e lembrá-lo da sua marca nas redes é importante, afinal, a internet é seu palco principal de negócios, onde você recebe pagamentos e mostra seus produtos. Mandar e-mail para cada cliente e responder mensagens de redes sociais são tarefas importantes. Se você não der conta de fazê-las de forma manual, há opções de formas de automação que podem ser úteis, facilitando sua rotina de demandas.

Algumas ferramentas de automação também surgem como opção de alguns para obtenção de bons resultados, em relação a gerenciamento de tempo e até mesmo disparo de e-mail marketing, por exemplo.

Entre as principais vantagens do empreendedorismo digital, destacam-se:

 

  • Negociações dinâmicas

 

Negociar no ambiente virtual torna-se prático, simples e otimiza seu tempo e serviço. Dessa forma, transações passam a ser feitas de forma instantânea, na maioria das vezes, em qualquer hora que o cliente queira consumir ou conhecer seu produto. A leva da vez é rapidez e praticidade!

 

  • Facilidade de atingir muitas pessoas

 

Quanto mais gente conectada e por dentro de seu empreendimento, maiores são as chances de ganhar visibilidade na área pretendida.

Com o empreendedorismo digital aliado a boas práticas de marketing e publicidade, é possível agregar pessoas de diferentes partes que conheçam seu negócio e desejem comprar dele.

 

  • Investimento inicial e custos de operação reduzidos

 

Nada de gastos com espaço físico, funcionários, prateleiras ou acessórios. Esqueça! As únicas necessidades de um empreendedor digital são acesso à internet e computador. Com custo reduzido, essa é das maiores vantagens de quem navega no empreendedorismo digital. É claro que isso varia de acordo com o tipo de negócio que você pretende criar e com a verba inicial disponível. Porém, em algumas situações é totalmente possível e mais do que suficiente.

Essa rentabilidade facilita ainda mais para quem tem pouco dinheiro para investir e para quem aproveita a economia e investe ainda mais nas estratégias dentro da própria rede.

Ficou interessado em saber mais sobre esse mundo empreendedor? Conheça também dicas infalíveis para conquistar o público-alvo de seu negócio!

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.