Empregabilidade – você tem?

Um conceito surgido em meados da década de 1990 e que, apesar de estar beirando os 30 anos de existência, se faz cada vez mais importante no mercado de trabalho. Empregabilidade é a habilidade do profissional de manter-se inserido no mercado, adaptando-se às diversas realidades que se apresentarem.

Num mundo cada vez mais globalizado, com novas tecnologias surgindo quase na velocidade da luz, é urgente estar a par do que acontece no âmbito corporativo, e mais, estar preparado para toda e qualquer eventualidade. Portanto, aquele que tiver as características necessárias para se adequar às mudanças e necessidades do mercado não correrá o risco de estar fora dele.

Um profissional que dispõe dessa habilidade é o que está sempre em busca de novos conhecimentos, tem proatividade e atitude, sabe manter um bom networking e está aberto para desafios. Em tempos de crise, voltar a atenção para essa característica – e desenvolvê-la – pode ser uma boa maneira de manter-se seguro, ou até mesmo, pegar o caminho inverso dos demais e crescer na profissão.   

Desenvolvendo sua empregabilidade

Um bom profissional está sempre se atualizando e reciclando. Confira algumas dicas que podem te ajudar a desenvolver sua empregabilidade.

– Leitura

É importante estar por dentro do que acontece no mundo dos negócios e fora dele também. Esteja com a leitura sempre em dia.

– Networking

É preciso ser visto para ser lembrado. Mantenha contato com antigos colegas, conhecidos da mesma área que a sua e clientes. Manter uma rede de contatos pode ser bem útil em várias ocasiões.

– Habilidade interpessoal

Além de manter um bom networking é importante saber trabalhar em equipe. Seja colaborativo e aberto no seu meio profissional.

– Competência técnica

Não basta ter uma formação adequada para aquilo que você desempenha, é interessante estar sempre aprimorando suas habilidades através de cursos de especialização, palestras e workshops.  

Gostou das dicas? Conta pra gente se você se identifica com este perfil. 

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.