Confira dicas para transformar o emprego temporário em definitivo

Conquistar uma vaga no mercado de trabalho é sempre uma tarefa árdua. Porém, estar em um emprego temporário pode ser considerado meio caminho andado para quem sonha com a tão desejada assinatura na carteira profissional. Por isso, para te ajudar a transformar o emprego provisório em um efetivo, separamos algumas dicas do que pode e do que não deve ser feito ao jogar o anzol para pescar o cargo desejado.

Tratar o trabalho como permanente

PODE

Se seu objetivo é permanecer na vaga que está preenchendo, nada melhor do que agir como se já fizesse parte da empresa, certo? Faça isso desde o primeiro dia na função. Isso ajudará seu empregador a ver que você está comprometido no trabalho, bem entrosado com a equipe e ciente das suas atribuições, com certeza ao pensar em uma nova aquisição para seu grupo de trabalho ele irá preferir quem tem uma melhor desenvoltura no ambiente de trabalho.  

Ficar ocioso no trabalho

NÃO PODE

Se o trabalho que você conseguiu não tem muitas atividades para fazer e em alguma parte da jornada você tende a ficar com tempo vago para alguma outra atividade, tome cuidado para não parecer ocioso. Evite ficar no celular, ou batendo muito papo com outros colegas. Se acabou a atividade que foi designado, mostre-se pró-ativo e pergunte se pode ajudar em mais alguma coisa ou se há algo que você pode aprender durante o tempo livre.

Ser comunicativo

PODE

Ter um bom relacionamento com seus colegas de trabalho é essencial para um bom desempenho das suas atividades. Também é importante conversar com pessoas que estão há mais tempo na função que você para tirar dúvidas e assim conseguir realizar as atividades com excelência. Além disso, um bom entrosamento em equipe faz com que você se destaque aos olhos do empregador.

Ser falastrão

NÃO PODE

Não confunda uma boa comunicação com tagarelice. Falar demais durante o exercício das suas funções pode ser um tiro no pé. Além de perder a concentração das suas atividades, pode tirar a atenção dos colegas e prejudicá-los, fazendo com que você seja mal visto entre os companheiros de trabalho. A dica aqui é saber falar com moderação.

Ser pontual

PODE

Pode e deve! Pontualidade é um fator crucial para demonstrar comprometimento com o cargo. Chegar atrasado ou faltar sem uma justificativa pode diminuir suas chances de se manter no emprego porque passa a impressão de desinteresse. Por isso, acerte o relógio e considere sempre o tempo perdido no trânsito na hora de sair para trabalhar.

Mostrar iniciativa

PODE

Não espere que peçam para você realizar as suas funções. Se você já sabe o que deve fazer, cumpra seu cronograma e se coloque à disposição para resolver outras demandas. Se seu trabalho permite que você dê sugestões sobre a realização das tarefas, não se acanhe. Demonstre que você quer ajudar a empresa a crescer e alcançar os objetivos estipulados. Com certeza isso chamará a atenção dos empregadores.

Desanimar

NÃO PODE

Nem todas as vagas temporárias viram empregos ao final do contrato. Muitas vezes a empresa não tem condições de contratar após aquele período, porém, se você se destacou durante o tempo de serviço é provável que seu chefe pense em você em uma oportunidade futura. O fato de já ter experiência na função ajuda bastante na escolha de um funcionário efetivo. Por isso, não desanime! Faça seu trabalho com excelência e seja lembrado. Um bom networking (rede de relacionamentos) ajuda bastante na hora de conseguir uma indicação para um emprego permanente.

 

Gostou das nossa matéria? Conte nos comentários quais são as suas dicas para se dar bem em um emprego temporário!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.