Empresas plurais que contratam pessoas trans

Mercado de trabalho para pessoas trans

Para se inserir com facilidade no mercado de trabalho é preciso, entre diversas qualificações profissionais, ter um requisito básico: ser uma pessoa cisgênera (que se identifica com o gênero de nascença). Já uma pessoa transgênera – aquela que, ao contrário da cis, não se identifica com o gênero que nasceu -, embora seja extremamente capacitada, tem as portas do emprego transformadas em janelas de difícil acesso.

A sociedade ainda carrega consigo a transfobia e permite a dificuldade de acesso dos ambientes laborais às pessoas trans. Para muito além disso, quem se identifica como trans nos primórdios da vida, ainda carrega um histórico de preconceitos sofridos ao longo dos anos. Com eles também podem vir déficit no acesso aos estudos, dificuldades de qualificação, moradia, instrução, alimentação, saúde entre tantas outras necessidades básicas.

Por isso, políticas afirmativas de inclusão de pessoas transgêneras no mercado de trabalho ainda são tão importantes para a retirada dessa categoria do esquecimento e o fortalecimento da pluralidade das empresas. Confira abaixo algumas empresas que realizam contratação de pessoas trans.

Delikata

A empresa é uma confeitaria pernambucana, com lojas nas cidades de Recife e Olinda. Na sua lista de profissionais, há empregados transgêneros. Atualmente, não há informações sobre vagas abertas para pessoas trans.

Santo Caos

A Santo Caos é uma consultoria de engajamento sediada na cidade de Pinheiros, em São Paulo. Atualmente, a corporação está com uma vaga aberta para quem deseja atuar como designer instrucional. É preciso entender técnicas de aprendizagem, elaboração de materiais e formatos diferentes para cursos, palestras e workshops. Os currículos podem ser enviados aqui.

C&A

A loja de departamentos oferece,constantemente, oportunidade de empregos para pessoas transgêneras. As seleções são realizadas com processo concorrência apenas para essa categoria de pessoas. Atualmente, não há informações sobre processos seletivos abertos.

Unops

Com sede em Brasília, a Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops) está, atualmente com seleção aberta para trainees de infraestrutura. Mais informações sobre a oportunidade podem ser obtidas aqui.

Novartis

Também em São Paulo, o grupo farmacêutico Novartis está com programa de estágio aberto para profissionais transgêneros. Entre as vagas atuais, há oportunidades para medicina, comunicação corporativa e planejamento financeiro. Confira mais detalhes das oportunidades aqui.

Transempregos

O projeto, criado em 2013 por nomes como da cartunista Laerte Coutinho, tem o objetivo de captar currículos e capacitar profissionais transgêneros no mercado de trabalho. A ideia surgiu com o intuito de fazer uma ponte entre os profissionais homens e mulheres trans, mas passou atuar na formação de pessoas nessa categoria. A busca não está no alcance de vagas exclusivas para transgêneros, mas inclusivas e que recebam todas as pessoas sem restrição.

Para buscar as vagas, é preciso acessar o site do projeto na internet, Também é possível conferir as oportunidades de emprego no Facebook e Instagram da ação.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.