Entrevista de trabalho por Skype: veja como se dar bem

Entrevistas por Skype estão cada vez mais comunsA internet pode ser uma forte aliada na hora de conseguir um emprego. Além de ser ferramenta para envio de currículos e busca de vagas, através dela é possível fazer, até mesmo, a própria entrevista para o cargo almejado. Algumas empresas já estão optando por entrevistar seus candidatos via Skype, com uma videoconferência. A estratégia economiza tempo, custos e acaba facilitando a vida de ambos os envolvidos no processo seletivo. Confira algumas dicas para se sair bem numa entrevista deste tipo.

Conexão e equipamentos

É preciso ter certeza de que o encontro virtual poderá transcorrer sem interrupções. Para isso, é importante ter uma boa conexão com a internet e equipamentos com a bateria em dia. Certifique-se de que o notebook esteja carregado para não ser pego de surpresa e que a câmera esteja na altura dos seus olhos, para ser visto com clareza – lembre-se de olhar na direção dela quando for responder às perguntas, pois funcionará como se estivesse olhando diretamente para o recrutador. Evite usar tablets ou celulares pois ter que segurar um dispositivo eletrônico enquanto fala pode atrapalhar sua desenvoltura, além de produzir uma imagem tremida.

Luz e produção

É importante montar um bom ‘cenário’ para a entrevista. O local escolhido deve ter boa iluminação – sombras podem atrapalhar a visualização do entrevistador – e, também, organização – com um fundo simples, sem amontoado de objetos ou muita informação visual. Na hora de se vestir, valem os mesmos princípios usados para um encontro presencial, use roupas adequadas à ocasião e nada de exagerar na maquiagem.

Concentração

Você vai precisar de muita concentração para interagir com o recrutador e responder suas perguntas. Portanto, é preciso escolher um lugar onde não haja barulho, pessoas circulando ou te chamando durante a entrevista. Se preciso, avise a quem estiver por perto para não te interromper enquanto a videoconferência não acabar.

Espere

Muitas vezes há um pequeno atraso na transmissão do som, durante a ligação via Skype. Antes de responder a alguma pergunta aguarde alguns segundos. Dessa maneira, o recrutador poderá escutar claramente sua resposta do início ao fim.

Pratique

Simular a entrevista antes que ela aconteça pode te ajudar. Enquanto pratica para falar com os recrutadores, aproveite para testar os equipamentos, a luz e o lugar que você escolheu para o momento do seu encontro com eles.

Quem já fez

Vinícius gostou da experiência de ser entrevistado por Skype

Vinícius Batista, publicitário de 22 anos, já passou pela experiência e garante não ter tido muitas dificuldades. Para ele, a praticidade de uma entrevista via Skype compensa a estranheza deste modelo de seleção nem tão habitual. “Parece mais uma conversa informal. A tecnologia facilita a entrevista sem prejudicar o resultado dela”, comenta.

O jovem conta que o nervosismo acaba sendo igual ao de uma seleção presencial, mas o fato de não precisar se deslocar até outro lugar e passar por esperas longas ajudam a aliviar a tensão. Ele aprovou a experiência: “Entrevista é sempre muito tenso, você não vai se livrar disso, até porque as perguntas são aquelas padrões. Mas, pelo Skype, é mais cômodo para os dois lados. Também existem outras formas de ser testado pessoalmente e não faltam oportunidades para que você esteja cara a cara com as pessoas da empresa e seja visto sem ser por uma tela. É um facilitador inicial para que as outras etapas sejam mais diretas e certeiras”, concluiu o publicitário.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.