Especialistas revelam inovar seu negócio ou empreender pela primeira vez com sucesso

Inovar em um negócio, seja ele pequeno ou grande, impõe uma necessidade constante de buscar soluções criativas para conquistar novos clientes e manter um público já fidelizado.

A utilização de novas ferramentas para se destacar nessa competição diária faz com que novos e antigos empresários busquem soluções para se adequar às diversas modificações na realidade econômica.

Mas afinal, o que será inovação? Como aplicá-la na prática de forma objetiva? Pensar no público, buscar um diferencial e oferecer um modelo de negócio diferenciado está entre as palavras chaves desse processo para o mercado atual.

Para entender um pouco mais sobre o conceito, conversamos com Luz Gomes, head da Overdrives, um centro de inovação no Recife, que acolhe startups e empresas interessadas em acelerar seus negócios com ideias e propostas inovadoras.

No espaço, foi criada uma rede de compartilhamento de ideias. E para Luiz, esse é um dos centros onde as empresas devem marcar presenças. Conhecer novas propostas de inovação e entender as dinâmicas de cada negócio é o começo para todo bom empreendedor.

“Quando se pensa em inovação é muito importante ter uma base de construção desse processo”, destaca o head ressaltando que “Não basta ter apenas uma ideia, é necessário, portanto, entregar as soluções e entender toda a dinâmica de público para que, no final, o investimento seja positivo”.

O mundo corporativo deve agregar ideias como:

-Um novo aplicativo com ideia criativa, que possa agregar a sua empresa;

-Mudança de identidade visual;

-Oferta de produto segmentado e diferenciado;

-Vários outros aliados à tecnologia.

Um palco dentro de casa

Um exemplo de inovação que conecta as pessoas é a Musicle, uma plataforma que oferece uma ponte entre artistas e pessoas interessadas na contratação de seus serviços. Com a ideia de criar um “palco dentro da sua casa”, a iniciativa foi desenvolvida por dois jovens pernambucanos. Ganhando destaque na Feira do Empreendedor, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a marca já é considerada com modelo de negócio inovador.

Aos 27 anos, Allison Lima, um dos sócios da empresa, destaca que o planejamento foi primordial para a criação da ideia. Segundo ele, foi necessária uma identificação de público, buscando atender às demandas deles. “Surgimos como uma solução para aqueles que desejam contratar um serviço de música e de credibilidade. Percebemos que essa era uma necessidade. O nosso serviço traz um conforto e comodidade para o solicitante. Inovamos no sentido de criar algo a fácil alcance”, pontua.

O sucesso depende da inovação

De acordo com o analista do Sebrae –PE, Péricles Negromonte, o processo de inovação começa a partir da identificação das dinâmicas específicas do seu público, posteriormente, deve-se ajustar à realidade da empresa frente a essas necessidades.

Para ele, o método funciona de forma estratégica: “Todo processo de inovação é com o intuito de aumentar o faturamento das empresas. Se o empresário ou futuro empreendedor quiser se destacar, ele deverá, sobretudo, identificar essas defasagens e entregar as mudanças que proporcionam essa ascensão na receita da marca”, destaca.

“Não há sucesso antes se não houver um pensamento de forma coerente às necessidades do cliente”, endossa.

Em tempos de crise, inovar é preciso

Para a analista do Sebrae, Conceição Moraes, mesmo com a crise, esse momento é considerado muito importante para a criação de novas estratégias de criação de produtos e serviços. Por isso, é importante utilizar métodos como pesquisa de público, conversa e diálogo com os clientes para conhecer a sua realidade.

Ela explica que “A empresa ou empreendedor que não ouve seu cliente nunca vai conseguir inovar e entender as demanda dele. Existem diversas formas para chegar a esse conhecimento. Hoje, com a internet, tudo é facilitado, mas não deve se restringir apenas a um formulário virtual. Para ganhar destaque tem que se ir além”.

Péricles também avalia que inovar, durante a crise, é a solução para estabelecer uma posição de destaque em um cenário que tende a fechar negócios. “É um desafio buscar essas novas soluções. Cabe não só a gestão, mas, também, a uma questão integrada entre a equipe. O sucesso de um empreendimento é coletivo”, complementa.

A inovação sempre será a aliada do empreendedor. Para conquistar destaque e relevância no ambiente de negócios, o interessado deve, portanto, buscar unir a sua ideia com um intenso planejamento.  Tudo no interesse comum de agregar as necessidades da empresa com as do público-alvo. Sobretudo, estudar, analisar o desenvolver desse processo e colher bons frutos do sucesso.

Saiba mais do mundo corporativo conhecendo sobre Job Crafting!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.