Existe amizade dentro do ambiente de trabalho, mas é preciso ter alguns cuidados

amizadeÉ comum ouvir profissionais dizerem que passam mais tempo no local de trabalho, com seus colegas, do que em sua própria casa, com os familiares. As longas jornadas acabam por favorecer o surgimento de vínculos que, muitas vezes, extrapolam o nível corporativo e passam para o terreno pessoal. Não é proibido manter amizade com quem se trabalha, mas, quando esta pessoa é o chefe, é preciso tomar alguns cuidados. Confira algumas dicas.

LEIA MAIS
5 atitudes que podem te ajudar no ambiente de trabalho
5 coisas que você nunca deve postar nas suas redes sociais

Façam acordos

O chefe e seu subordinado estão em posições bem diferentes dentro da empresa, e esses lugares precisam ser respeitados. O interessante é que os limites de tratamento estejam bem claros, como numa espécie de contrato, para não haver constrangimento para nenhuma das partes. Regras de convivência são necessárias em qualquer espaço e facilitam o bom andamento dos relacionamentos.

Separem vida pessoal e trabalho

É importante saber separar cada momento para não ultrapassar nenhum limite. Em ambiente profissional, os assuntos das conversas devem ser relativos às rotinas da empresa, assim como, estando  fora deste ambiente, o papo está liberado para girar em torno de qualquer assunto desde que o trabalho fique de fora. Dessa maneira, evitam-se constrangimentos e até mesmo, qualquer tipo de confusão ou mal entendido.

Mantenham o profissionalismo

Independente da proximidade e do estreitamento desta amizade, dentro do trabalho é preciso manter postura profissional. Dirigir-se ao superior com o devido respeito e formalidade, que sua posição pedem. Este deve ser um movimento de mão dupla. O chefe também precisa entender o seu lugar, e o de seu funcionário, e tratá-lo com o mesmo respeito. As brincadeiras dos amigos, quando há intimidade para tal, devem ficar reservadas para os momentos de lazer, fora da empresa.

Menos é mais

Amigos costumam compartilhar detalhes de suas vidas pessoais, assuntos familiares e bastante particulares. O cuidado para não dividir tais particularidades com os demais colegas é importante. Conversas pessoais devem ficar para horários após o expediente. Assim como, é preciso saber conduzir a situação quando algum problema  passa a interferir na vida profissional. Um bom chefe deve encaminhar o seu funcionário de maneira imparcial.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.