Gestor e líder: quem é quem e onde eles se encontram?

Todo gestor é um líder? E todo líder é necessariamente um gestor? Estas duas ‘funções’ podem parecer indissociáveis, mas, na prática, nem sempre andam juntas. Ao analisar a fundo o que cada uma significa é possível entender que gerir e liderar não são exatamente o mesmo. Mas, quando empregados em conjunto o sucesso é garantido.

Liderar está ligado a mobilização e  influência de pessoas. O líder é aquele que tem habilidade de comunicação e boa capacidade de persuasão. A posição de liderança não está, necessariamente, ligada a hierarquia. Ela pode ser encontrada nos patamares superiores de uma organização, por exemplo, mas também entre os pares de qualquer grupo. Um bom líder desenvolve ideias, gerencia crises, constrói soluções e, sobretudo, faz com que seus interlocutores se sintam à vontade e seguros ‘sob sua tutela’.

o gestor é aquele que organiza e transforma esforços em resultado. Independente de habilidades ou talento, é a pessoa  que coordena os processos e delega tarefas para tocar o funcionamento do trabalho. Quando o gestor apresenta a característica de liderança, a combinação pode ser vantajosa e garantir sucesso. Com competência para gerir aliada à habilidade para mobilizar as pessoas, o resultado promete ser favorável para o desenvolvimento de qualquer tarefa.  

E você? Se identifica com os dois perfis? Conta pra gente!

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.