Há um curso ideal para ser seu próprio chefe?

Lista tem cursos para dar aquele empurrãozinho. Foto: Freepik

Sempre que há uma grave crise econômica em algum lugar do mundo, os empregos ficam escassos e a população se vê obrigada a procurar uma alternativa para contornar essa situação. Ultimamente no Brasil, a oportunidade de ser o próprio chefe se mostra cada vez mais atrativa e, até mesmo, lucrativa.

Antes de empreender, algumas pessoas procuram certos cursos ou “nortes” para se especializar no assunto. Mas será que existe algum tipo de curso para quem quer seu próprio chefe? Segundo especialistas, não há um curso específico para essa função, mas alguns podem aperfeiçoar o empreendedor nesta empreitada.

Para Thiago Suruagy, o mais importante em curso é o profissional aumentar o leque de áreas de conhecimento e repertório. “Não existe nenhuma graduação ideal ou específica para você se tornar empreendedor. Na verdade, você pode ser empresário em qualquer área de atuação”, afirma o Gerente do SebraeLab.

Segundo Thiago, comportamentos como saber estabelecer metas, ter foco no objetivo que deseja alcançar, saber correr risco calculado, ter persistência e saber criar rede de contatos são características que destacam o profissional no mercado.

Juliana Chapermann é analista de carreiras da UNINASSAU. Segundo ela, o empreendedorismo e a forma como ele é enxergado mudou muito durantes os anos. Para a profissional, as chamadas “profissões 4.0” são vistas como um fim inovador e não só lucrativo.

“Hoje mais do que nunca as pessoas enxergam o empreendedorismo como uma forma muito além do que só ganhar dinheiro. Mas também de trazer uma inovação, pegar uma ideia do que já existe e reinventar” explica .

Confira uma lista de cursos que podem lhe ajudar a se tornar um empreendedor mais completo:

Gestão Empresarial Integrada

O curso sobre gestão empresarial integrada é voltado para pessoas em fase de abertura de empresa e que estão interessadas em ter uma visão mais aprofundada sobre o negócio.

Data Science

Uma área interdisciplinar que alia inteligência artificial, big data e estatística voltada para o estudo e a análise de dados. Com a realização do curso, o empreendedor ficará apto a criar metodologias e processos, traçar estratégias e tomar decisão no negócio.

Service Design

O curso tem foco em planejar e organizar pessoas, infraestrutura e comunicação. O objetivo é fazer o empreendedor melhorar a qualidade e a interação entre a empresa provedora do serviço e os consumidores.

Empreendedorismo Digital

Indicado para criação de negócio que funcione de forma digital. O empreendedor digital utiliza a tecnologia e a inovação como propulsores para os negócios, sendo capaz de posicionar a empresa no comércio eletrônico (e-commerce).

Aprender a empreender

O curso oferece capacitação para você desenvolver atitudes que compõem o perfil empreendedor por meio de conceitos sobre mercado, finanças e empreendedorismo. Indicados para quem está iniciando ou pretende próprio negócio.

Coach Digital

O empreendedor passar a saber trabalhar os comportamentos das pessoas dentro das organizações. O coach digital aplica metodologia que visa de curto a longo prazo atingir objetivos dentro do cenário digital.

Como Analisar o Mercado

O curso de análise de mercado é voltado para pessoas em fase de abertura de negócio interessadas em conhecer o mercado e o comportamento dos futuros clientes.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.