Monitoria nos cursos de Exatas: veja como funciona

Atividade extracurricular conta pontos para quem deseja seguir carreira acadêmica

Quem pensa em seguir a carreira acadêmica, seja lecionando ou em áreas de pesquisa, sabe que ter atividades extracurriculares é de suma importância. Uma opção que agrega não apenas peso ao currículo, mas também ajuda a aprimorar os conhecimentos do estudante, pode ser o trabalho de monitoria. Na área de exatas os monitores são bastante solicitados, principalmente por conta das dificuldades iniciais dos alunos com disciplinas que envolve cálculos ou códigos de programação complexos e que não faziam parte do dia a dia antes da graduação.

O monitor é um aluno que tem mais facilidade com a disciplina e pode colocar-se para auxiliar os demais colegas.

O que faz um monitor da área de exatas?

Distribuir exercícios e auxiliar na resolução das questões passadas pelos professores são algumas das funções de quem opta por trabalhar na monitoria. Tirar dúvidas que não conseguiram ser solucionadas em sala de aula também. Geralmente quem passa em uma seleção de monitoria tem que reservar um tempo para atender os alunos sem atrapalhar as próprias atividades durante o curso. Seja chegando um pouco antes das aulas começarem, ficando até um pouco mais tarde ou disponibilizando contatos como telefone e e-mail é preciso estar disponível para o trabalho. No caso dos cursos da área de exatas que têm muitas disciplinas que exigem cálculos complexos, o monitor visa atuar justamente nesse momento de maiores dúvidas e dificuldades dos outros colegas de classe.

Quais os critérios para virar monitor?

Para virar monitor é preciso que abra um edital para alguma disciplina. Geralmente os assuntos que tem a ver com matemática, lógica ou que envolvem projetos práticos pedem um acompanhamento mais específico. Porém, não basta se candidatar. É preciso já ter passado pela disciplina com a nota exemplar. Quanto maior a pontuação obtida na disciplina maiores são as chances do aluno conquistar a vaga. Respondendo a esse critério o estudante faz uma prova que mede se ele possui o conhecimento necessário para passar a disciplina. O resultado é dado de acordo com o peso.

Currículo Lattes

Além do prazer de ajudar os futuros colegas de profissão, a atividade de monitoria pode trazer muitos benefícios profissionais. Existe a possibilidade de receber certificados com as horas dedicadas à monitoria.  Além disso, algumas seleções para bolsa de iniciação científica, ou professor universitário leva isso em consideração nos critérios de pontuação dos seus candidatos.

E você, já teve alguma experiência com monitoria? Conta para a gente nos comentários!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.