O que considerar ao se candidatar a uma vaga em outro estado?

Mudar-se para outro estado é sempre um recomeço e uma atitude corajosa para muitos. 

Ao se entregar em um novo desafio profissional longe de casa, você conhecerá novas pessoas e verá uma gama de possibilidades de desenvolvimento profissional que talvez jamais enxergaria se continuasse no mesmo ambiente de trabalho. Isto é sinônimo de abrir novos caminhos. 

Entretanto, para dar esse primeiro passo, é preciso considerar certos aspectos para que a investida não seja precipitada e tampouco frustrante.

Com a ajuda da consultora de Recursos Humanos, Flávia Azevedo, separamos pontos importantes para considerar antes de se candidatar a uma vaga em outro Estado. Confira!

Esteja disposto a se mudar e deixe clara a sua intenção

Antes de qualquer coisa, um diferencial para o recrutador é ver sua real intenção em se mudar de cidade. Para isso, use cartas de apresentação para resolver esse conflito, deixando claro que você enxerga a vaga como uma oportunidade para começar uma nova fase em um novo lugar.  

Faça um estudo prévio sobre despesas que terá durante a mudança

Em alguns casos, a empresa decide por um trabalhador local devido aos custos altíssimos que uma pessoa de outro estado possa representar. Ou seja, se você está realmente decidido a morar em outra cidade, uma boa opção pode ser assumir as despesas dessa mudança. Entretanto, esse é um assunto que também pode ser mencionado e avaliado na apresentação.

Aposte em networking

O networking é uma ferramenta valiosa! Por isso, use as redes sociais, como o LinkedIn ou os grupos do Facebook, para saber se você conhece alguém que trabalha na empresa para a qual você está interessado ou até mesmo para passar a conhecer pessoas da região que possam te ajudar.

Busque por grandes empresas

Nem sempre será possível arcar com as despesas de sua mudança. E, uma boa alternativa é se desenvolver e preparar o seu currículo para entrar em grandes empresas. Geralmente, são as companhias que visam dar mais suporte e recursos para ajudar e ter o funcionário em sua equipe.

Destaque-se sempre!

Se a ideia é ser visto, vale identificar as empresas que mais necessitam de suas habilidades específicas e, claro, deixá-las bem destacadas tanto no currículo quanto na conversa com o recrutador. Isso aumenta muito as suas chances de contratação. 

Planeje sua mudança antes mesmo de enviar um currículo!

A consultora de Recursos Humanos, Flávia Azevedo, destaca que é importante se ver em outro local com antecedência. E isso reflete em  cada etapa do processo de contratação.

“É aconselhável que se tenha um cronograma para cada etapa do seu processo de mudança, estar atento aos prazos para planejar os detalhes da viagem. E sobretudo, encontrar uma empresa especializada e que você acredite que irá te ajudar nessa nova carreira e investida do zero”, finaliza. 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.