Onde procurar apoio psicológico gratuito durante a pandemia?

Nunca se falou tanto sobre saúde mental como durante este período de isolamento social, devido ao avanço do novo coronavírus no Brasil.

Ademais, o medo gerado pelo cenário de incertezas, não apenas no campo econômico, mas também, pela falta de tratamentos eficazes e de comprovação científica ou ausência de uma vacina fazem esse sentimento se tornar mais intenso. 

Diante disso, sintomas de depressão, ansiedade e estresse durante a pandemia têm sido identificados na população geral e, principalmente, nos profissionais da saúde que estão na linha de frente contra a doença.

Diversos projetos, cujo objetivo é levar apoio psicológico gratuito, surgiram durante a pandemia. Confira algumas iniciativas:

Psicologia solidária Covid-19

O projeto conta com 800 profissionais cadastrados e mais de 200 inscritos. O serviço é voltado para profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, maqueiros, entre outros) e o contato é através do e-mail psicologiasolidaria.covid19@gmail.com.

Centro de Valorização da Vida (CVV)

A iniciativa promove acolhimento e escuta de pessoas que necessitam de apoio emocional e prevenção ao suicídio. O contato pode ser através do chat ou pelo número 188.

TeleSUS

O canal criado pelo Governo Federal visa prestar acompanhamento psicológico aos profissionais de saúde a partir do WhatsApp.

Humanidades 2020

O projeto atende o público geral também através do WhatsApp. Além da escuta, a iniciativa recomenda técnicas de relaxamento e atividades físicas.

Leia Também: Covid-19: como os profissionais devem se reinventar diante da pandemia?



Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.